sábado, 1 de abril de 2023

Como limpar airfryer? 5 truques que funcionam

 Depois de preparar um prato com facilidade na fritadeira elétrica, eis que surge o dilema: como limpar airfryer engordurada corretamente, sem riscar ou provocar dados no utensílio?

A airfryer chegou ao mercado com a proposta de oferecer praticidade para a rotina das pessoas. Com este aparelho, tem como preparar carnes e legumes sem uma gota de óleo. Este produto também serve para fazer bolos, pães e até mesmo pudim. O manuseio do equipamento é fácil, mas não podemos dizer o mesmo da limpeza.

Após o uso, os alimentos podem ficar grudados no fundo do cesto da airfryer. Ou ainda, existe o risco de acúmulo de gordura, especialmente se você usa o aparelho para preparar carnes mais gordurosas, como é o caso da picanha, por exemplo. 

E não adianta recorrer à clássica esponja de lã de aço, pois assim como acontece com as panelas, ela pode causar riscos em toda parte interna. Mas, então, como remover a sujeira e evitar que ela fique impregnada na superfície?

A seguir, apresentamos alguns truques de como limpar airfryer por dentro e por fora, a fim de remover toda a sujeira sem estragar o produto. Acompanhe!

Por que é importante higienizar a airfryer?

Processo de limpeza da airfryer
Foto: The Kitchn

Quando a fritadeira elétrica é usada com frequência, especialmente para preparar alimentos gordurosos, ela acumula sujeira na parte interna. 

A falta de uma limpeza frequente e bem feita favorece a proliferação de micro-organismos, que não só alteram o sabor e o cheiro dos alimentos, mas também podem prejudicar a saúde. Além disso, restos de alimento também comprometem o desempenho do equipamento. 

A gordura acumulada, especialmente nas airfryers mais antigas, também resulta no aparecimento de fumaça no momento do uso. 

Como limpar airfryer por fora?

Um simples pano de microfibra, umedecido com água e algumas gotas de detergente neutro, cumpre o papel de limpar a parte externa da fritadeira elétrica.

Para finalizar a limpeza e tirar o excesso de sabão, passe um pano seco por toda a superfície. 

Como limpar airfryer por dentro?

A maioria dos modelos de airfryer possui cesto com revestimento antiaderente, justamente para não grudar restos de alimentos. Isso já facilita muito a limpeza, mas não é tudo. 

Antes de colocar em prática os truques caseiros de limpeza, certifique-se de que o aparelho está desligado e completamente frio. 

Durante a limpeza interna, nunca molhe a parte da resistência da airfryer, pois isso pode fazer o equipamento queimar e parar de funcionar. Já as partes do cesto e da cuba podem ser higienizadas com água e outros produtinhos que ajudam a remover 100% a sujeira. 

A escolha do melhor método de higienização depende do quanto a superfície está suja. Confira as dicas:

1 – Com esponja e detergente

Quando a sujeira acumulada na parte interna da fritadeira não é tão intensa, você pode resolver o problema passando uma esponja umedecida com água e três gotas de detergente neutro.

Tenha o cuidado de usar apenas o lado amarelo da esponja para não riscar a superfície. Finalize com um pano de microfibra limpo e seco. 

Além da esponja tradicional, que tem um lado áspero e outro macio, você também encontra no mercado a esponja azul, desenvolvida especialmente para limpar superfícies antiaderentes sem causar danos. Esse item pode ser interessante para manter a sua airfryer sempre limpa.

A limpeza da airfryer deve ser sempre realizada com esponja macia
Foto: Pro Housekeepers

2 – Com água quente e detergente

A gordura acumulada é sempre um problema na fritadeira. Por mais que você passe a esponja com detergente, ela não vai sair com facilidade. Por isso, um bom truque de como limpar airfryer engordurada é usar água quente. 

Coloque água para ferver em uma panela. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e despeje a água na cuba da airfryer, até próximo da borda. Adicione algumas gotas de detergente neutro, misture bem e aguarde 30 minutos. 

Após deixar a água quente agir, lave a peça normalmente na pia da cozinha, usando detergente, água corrente e esponja.

Algumas partes da fritadeira são difíceis de limpar porque são estreitas e vazadas. Neste caso, pode ser interessante usar uma escova com cerdas macias, umedecida com água e detergente, para auxiliar a limpeza.  

A vantagem de usar apenas detergente é que ele remove 100% da gordura e não deixa cheiro. 

3 – Com bicarbonato de sódio

Se você não sabe ao certo como limpar airfryer muito suja, então lance mão de uma misturinha mágica com bicarbonato de sódio. Esse produto é famoso na faxina por remover sujidades e odores. 

Veja o vídeo do canal Camila Miano e aprenda a higienizar fritadeira com detergente neutro, água quente, escovinha e bicarbonato.

4 – Com vinagre

Uma misturinha à base de detergente neutro, água quente e vinagre de álcool é perfeita para limpar uma frigideira engordurada.

Esta solução é útil para quem busca formas de como limpar airfryer Mondial por dentro, sem ficar desmontando o equipamento. Aprenda com o vídeo do canal Darlys Alves.

5 – Com desengordurante

A limpeza da parte de cima da resistência requer um pouco mais de cuidado para não danificar o aparelho. Como não é uma área que tem contato direto com os alimentos, você pode usar um produto de limpeza desengordurante. 

Veja o passo a passo no vídeo do canal Paulo Ancelmo.

Mais dicas para não estragar a sua airfryer

  • Sempre leia as instruções de limpeza do manual do fabricante e nunca coloque a parte com resistência embaixo da água. Em outras palavras, somente mergulhe na água as peças removíveis do equipamento (cesto e cuba) e nunca a unidade principal.
  • Não deixe para limpar a fritadeira apenas quando a sujeira estiver impregnada. Tenha o hábito de lavar a cuba e o cesto logo após o uso. 
  • Nunca coloque água para aquecer na airfryer com a intenção de remover a sujeira acumulada. O aparelho vai produzir um intenso vapor que pode resultar em perda total – ou incêndio. 
  • Alguns cestos de airfryer já podem ser higienizados na máquina de lavar louças. No entanto, verifique as recomendações do fabricante em primeiro lugar. Se este tipo de lavagem for possível, deixe a peça de molho na água com detergente por 5 minutos. Em seguida, acione o ciclo pesado de lavagem.  

Como facilitar a limpeza da airfryer?

Para facilitar a limpeza no dia a dia, algumas pessoas forram o cesto da airfryer com papel descartável antiaderente. Esse forro evita o contato direito do alimento com o cesto, portanto, protege o equipamento.

Outra solução para proteger a fritadeira e facilitar a limpeza é o forro de silicone reutilizável. Neste caso, diferente do papel, é possível lavar a peça e usá-la em outras preparações. 

Agora você já sabe como limpar airfryer corretamente. Colocando as dicas em prática, é possível aumentar a vida útil do seu produto e não ter dor de cabeça na hora de lavar a louça.

Outros aparelhos que facilitam a vida doméstica merecem atenção na limpeza, então aprenda .

Nenhum comentário:

Postar um comentário