segunda-feira, 28 de setembro de 2020

 

Normalmente se pensa que o ar externo é sempre nocivo à saúde. Infelizmente o ar que se respira em casa e no trabalho também podem causar problemas à saúde. Viver e trabalhar em lugares contaminados pode causar dor de cabeça, irritação nos olhos, nos ouvidos, no nariz além de vertigens e náuseas.

É muito importante ventilar frequentemente os ambientes onde se passa a maior parte do tempo,  mas nem sempre isso é o suficiente para eliminar os resíduos poluentes que se 

Infelizmente, as substâncias perigosas como o formaldeído e o benzeno não são tão simples de se eliminar deixando somente a janela aberta.

O modo mais simples para purificar o ar é utilizando plantas. Na verdade, elas absorvem algumas impurezas junto ao dióxido de carbono. Dessa forma o ar será purificado e transformado em oxigênio através da fotossíntese.

Além de decorar o ambiente, as plantas serão uma forma natural de purificar o ar nos ambientes onde se passa a maior parte do dia. Mas atenção, nem todas as plantas são aconselháveis para animais domésticos!

Vamos descobrir juntos quais são as 9 plantas úteis para purificar o ar >>

1) Clorofito

Também conhecida como gravatinha e paulistinha, cientificamente chamada Clorofito, é uma planta perenifólia (aquelas que não perdem folhas com o passar das estações) muito comum dentro de residências. Esta planta tem suas origens na África meridional e para sobreviver necessita de lugares ensolarados, mas não em contato direto com o sol. Além disso, é importante protegê-la de frentes frias e não exagerar com a água. Verifique sempre se a terra está seca entre uma regada e outra. A gravatinha é particularmente eficaz em eliminar substâncias perigosas como o formaldeíde e o xileno.

2) Bambu

O bambu é uma planta sempre verde cultivada em muitas partes do mundo. Esta planta, além de ser apreciada como ornamento, é realmente ótima para filtrar o formaldeído. O motivo pelo qual podem purificar uma grande quantidade de ar é que crescem muito e são particularmente adequados à viver em apartamentos. Na verdade, o bambu consegue crescer mais de três metros de altura e ama estar no sol forte. Esta planta lhe permitirá purificar o ar também do benzeno e do tricloroetileno, também conhecido como tricloreteno.

3) Espada de São Jorge

Sansevieria Trifasciata, mais conhecida como espada de São Jorge, produz folhas em forma de fitas que crescem verticalmente, de cor verde com listras que variam do verde escuro ao amarelo. Esta planta é particularmente resistente e ótima para crescer em apartamentos. A espada de São Jorge não precisa de muita água nem de muito sol e é ótima para limpar o ar de muitas substâncias nocivas. A Sanseverina Trifasciata é capaz de purificar o ambiente contra o formaldeído, o xileno e do tricloreteno.

4) Crisântemo

As flores dos Crisântemos também são ótimas para eliminar as substâncias nocivas no ar. Sendo uma planta muito resistente, depois que as flores não estiverem florindo, pode-se transplantá-la na terra fora de casa. Os crisântemos purificam o ar contra o formaldeído, o xileno, benzeno e de gases nocivos de amônia. Nas lojas existem diferentes cores para embelezar cada cantinho e purificar o ambiente.

5) Samambaia

samambaia é uma planta particularmente adaptada à interiores. Não ama ficar onde tem muito sol e prefere lugares frescos e úmidos. Verifique a terra todos os dias para que ela não fique seca e uma vez por mês deixe-a de molho em uma bacia com água. Esta planta é capaz de purificar o ar contra o formaldeído e o xileno, que é um derivado do benzeno.

6) Copo-de-leite

O copo-de-leite é muito fácil de se cultivar mas lembrem-se de que ele tem medo do frio e da falta d’água. Para manter a terra sempre úmida tenha sempre um pratinho para o vaso. Esta planta é originária da África do Sul e prefere regiões ensolaradas. Se estiver em um apartamento é útil para eliminar a amônia, a trielina, o formaldeído e o benzeno.

7) Ficus

Ficus também é uma planta muito adequada para purificar o ar em casa. Para cultivá-la bem não precisamos de cuidados especiais. Na verdade, ela se adapta bem tanto em lugares com sol direto quanto em lugares menos ensolarados e cresce de 2 a 10 metros de altura. As impurezas removidas pela Ficus são: o carbono, o formadeído e o tricloroetileno.

8) Dracena

Existem mais de 40 variedades de Dracena e elas crescem bem em ambientes quentes e um pouco úmidos. As suas características são purificar o ar contra o benzeno, formadeído, o xileno e a trielina. Mas atenção, esta planta é tóxica para os animais domésticos, sendo assim, coloque-a em um local que esteja longe de cães e gatos.


9) Aloe Vera

Babosa, além de ser uma solução natural para tratar muitos problemas de pele como as queimaduras de sol, é uma planta ótima para purificar o ar dos ambientes com formaldeído. Não precisa de cuidados especiais para crescer, somente uma boa exposição ao sol e muita água.



domingo, 27 de setembro de 2020

Top 10 ervas aromáticas fáceis de cultivar até mesmo em apartamento

 


Capa ervas aromáticas

As ervas aromáticas são ótimas aliadas da culinária e do nosso bem-estar. Além de utilizá-las em receitas deliciosas, essas plantas também podem ser usadas em chás ou até mesmo para preparar óleos essenciais e produtos estéticos. O perfume que essas plantas exalam é perfeito para criar sachês aromáticos para banheiros, armários ou gavetas. As ervas aromáticas possuem uma outra maravilhosa vantagem: são plantas muito fáceis de cultivar, algumas tem folhas perenes e não necessitam de um espaço muito amplo.

Por isso elas são perfeitas para a cultivação dentro de casa ou em varandas. 

Vasos pequenos ou médios e algumas precauções bastam para você poder plantar as ervas aromáticas no seu apartamento. Dedique um espaço para o seu jardinzinho, seja uma prateleira ou criando uma estrutura bem criativa. É uma ótima forma de dar um toque a mais na decoração da sua cozinha ou na área externa da sua casa. Dependendo da espécie da planta, veremos quais são as melhores exposições, necessidade de regadas e se precisam de um vaso exclusivo ou se podem ser plantadas juntas a outras plantas. 

Vamos descobrir juntos quais são as top 10 ervas aromáticas, fáceis de cultivar até mesmo em apartamento

10) Menta

A menta possui folhas persistentes, isto é, suas folhas permanecem verdes durante o ano inteiro. É uma planta muito fácil de ser cultivada e sem muitos truques, perfeita para os iniciantes na jardinagem. Prefere terra fofa e rica em húmus, que mantém suas raízes sempre úmidas. É importante encontrar um ambiente da casa que seja arejado e com grande exposição ao sol, já que os raios solares estimulam a produção de óleos essenciais, deixando o aroma ainda mais intenso. É uma planta que cresce rapidamente, portanto utilize um vaso de cerâmica em terracota de tamanho médio. O melhor período para colher suas folhas é no verão, mas você pode colher durante o ano todo. 

ervas-aromáticas
Menta (Reprodução Pixabay)

9) Pimenta Malagueta 

O grande segredo do cultivo da pimenta malagueta é o sol, já que ela precisa de muita exposição à luz solar e de temperaturas de, no mínimo, 10°C. A temperatura que a pimenta é exposta durante a cultivação vai determinar o sabor: quanto mais alta for a temperatura em que ela é mantida, mais a sua pimenta malagueta será picante. Ela não demanda grandes espaços e prefere terras compostas por 50% areia e argila. Podem ser cultivadas em vasos pequenos, irrigando pouco mas constantemente. 

ervas-aromáticas-1
Pimenta Malagueta (Reprodução Pixabay)

8) Sálvia

A sálvia é outra planta de folha persistente, de origem mediterrânea. Ela é bem resistente e simples de cultivar. Ama locais com bastante exposição ao sol mas também resiste a temperaturas baixas. Se adapta facilmente a todos os tipos de terrenos e sofre somente com a escassez de água. Por esse motivo, se você tiver um vaso retangular, você pode tranquilamente plantar a sálvia ao lado das pimentas malaguetas.  

ervas-aromáticas-2
Sálvia (Reprodução Pixabay)

7) Tomilho

O tomilho possui um aroma bem intenso e particular e é perfeito para a cultivação em vasos, pois cresce bem lentamente. Assim como as plantas acima, o tomilho adora locais com bastante exposição ao sol e um terreno que facilite a drenagem da água, para evitar o ressecamento. Ele não sobrevive a temperaturas muito baixas, portanto se você possui invernos rigorosos na sua cidade, durante essa estação do ano, coloque o vaso de tomilho dentro de casa e, se você perceber que as folhas estão secando, regue a planta com pouca água uma vez por semana.   

ervas-aromáticas-3
Tomilho (Reprodução Pixabay)

6) Alecrim

O alecrim é uma das plantas mais fáceis de cultivar em vasos. É uma erva aromática de folha perene que, se estiver em boas condições, cresce bem rápido. Por esse motivo, é melhor plantar o alecrim em vasos amplos para dar espaço para que ele creça. O alecrim não precisa de muita água, então antes de irrigá-lo, verifique se a terra está completamente seca. 

ervas-aromáticas-4
Alecrim (Reprodução Pixabay)

5) Orégano

O orégano é uma erva aromática rústica e fácil de cultivar. se adapta em qualquer tipo de terra, cresce bastante se estiver exposto a temperaturas amenas, e deve ser irrigado somente se o solo estiver completamente seco. Para utilizá-lo na cozinha, você deve deixar o orégano secar. Corte alguns ramos, amarre-os e pendure-os de cabeça para baixo em um local escuro e seco, para evitar o aparecimento de mofo. As suas receitas vão ficar maravilhosas!

Ervas aromáticas
Orégano (Reprodução Pixabay)

4) Salsinha

A salsinha pode ser cultivada em vaso dentro de casa ou em áreas externas. Cresce tanto no sol quanto na sombra, mas se as folhas ficarem amareladas, significa que você deve colocá-las um pouco no sol. Se adapta a todos os tipos de terra, porém, periodicamente, deve ser fertilizado com substâncias orgânicas (você pode usar cascas de frutas e verduras). Ela precisa de água pelo menos uma vez por dia, mas cuidado, pois ela sofre se você der água demais. 

ervas-aromáticas-5
Salsinha (Reprodução Pixabay)

3) Cebolinha-galega

A cebolinha-galega se adapta facilmente em vasos, mas, já que é uma planta de montanha, ela precisa ser posicionada em uma zona fresca, ventilada e com bastante sombra. Durante o verão é importante irrigá-la uma vez ao dia, enquanto nas outras estações você pode irrigá-la a cada dois ou três dias.

ervas-aromáticas-6
Cebolinha (Reprodução Pixabay)

2) Louro

O louro é uma planta que cresce rapidamente e, se em boas condições, pode se tornar até uma pequena árvore. Podando periodicamente, pode ser mantido em vaso, desde que seja um vaso bem fundo. Prefere um clima suave, mas a planta se adapta a qualquer espaço desde que haja bastante luz natural e que esteja protegida de frios rigorosos. Você pode colher as folhas de louro durante o ano todo, e as bagas durante o outono. Não se esqueça de que você precisa secá-los antes de utilizá-los. Para manter por mais tempo o aroma das folhas e bagas, uma vez secas, você deve conservá-las em um recipiente de vidro fechado em um local arejado, seco e escuro.  

ervas-aromáticas-10
Louro (Reprodução Pixabay)

1) Manjericão

O manjericão é o rei das ervas aromáticas. Você pode cultivá-lo facilmente em casa, basta comprar uma muda e plantar no início da primavera. É uma planta que precisa de luz natural, mas que teme entrar diretamente em contato com os raios solares que queimam suas folhas. Deve ser irrigado com frequência fazendo com que a terra permaneça sempre úmida. Já que essa planta precisa de cuidados especiais e por sua delicadeza e fragilidade, é melhor não cultivá-la juntamente a outras plantas.  

ervas-aromáticas-8

sábado, 26 de setembro de 2020

Enxerto em árvores frutíferas: como fazer

 


Desde muito tempo, o homem percebeu que a natureza é dinâmica. Como exemplo disso, observou o mundo vegetal e notou que é possível dar origem à uma nova planta pelo cruzamento de duas ou mais espécies diferentes. Esse cruzamento pode acontecer de modo natural, pela ação do tempo, ou através da prática da enxertia, feita pelo homem. Isso porque quando os tecidos de plantas diferentes se juntam, continuam crescendo como uma só, com a possibilidade de obter as boas características de ambas.

Sendo assim, uma planta enxertada é composta de partes de duas ou mais plantas. O enxerto pode ser feito pela união de dois caules, quando notarmos que o tecido celular das plantas oferece condições favoráveis para isso. E quando recorrer ao enxerto? Por exemplo, quando a raiz da muda de uma árvore frutífera não cresce, ou cresce com dificuldade, pode ser útil fazer um enxerto para melhorar suas condições de desenvolvimento.

Normalmente, a enxertia é feita por métodos diferentes, que são a garfagem, a borbulhia e a encostia. Na enxertia por garfagem, unem-se as cascas de ambas as plantas com o uso de um garfo; já na borbulhia, o enxerto é feito com uma gema, ou seja, pequena parte destacada da formação inicial do ramo, com certa porção de casca; e por fim, a encostia, quando se juntam as plantas inteiras para que seus tecidos se encostem e se unam.

Qual é o melhor método para quem é principiante? Com certeza, é a enxertia em T, muito usada por agricultores. A primeira coisa a fazer é escolher as plantas que quer enxertar. Uma delas pode ser mais frágil, desde que, unindo-se a uma outra mais forte, que tenha condições de crescer e frutificar. Faça um corte profundo na planta, de modo a atingir a camada interna da casca e retirar um gomo (1). Este será o galho receptor da gema. Depois, faça um corte em T na outra planta escolhida (2), de onde você irá retirar a gema. Encaixe o pedacinho que você recortou na planta receptora (3).

Para segurar o enxerto, é recomendado usar uma fita adesiva para unir as duas partes (4), pois o processo é o mesmo de uma cicatrização: no início, a ferida aberta precisa de uma atadura, para depois, com o tempo, ir fechando. E o que nasce dessa união com a enxertia? Uma árvore nova que apresenta as propriedades de duas plantas diferentes (5).

Com a enxertia, é possível melhorar e muito a produtividade das plantas, especialmente para obter flores e frutos. Isso porque tornam-se mais resistentes, sofrem menos infortúnios devido a mudanças climáticas, e adquirem raízes que se adaptam melhor ao solo. É claro que requer trabalho e dedicação, mas no fim, consegue-se juntar as melhores características de duas plantas em uma só e ter um ótimo resultado!

Comece experimentando a enxertia na sua casa, no seu jardim ou quintal, e aproveite para desenvolver plantas orgânicas que lhe darão frutos saudáveis e saborosos!

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Decoração para canteiro em volta de árvore

 

Você vai amar estas dicas lindas de decoração para canteiro em volta de árvore. São incríveis e certamente podem transformar a decoração do seu jardim.

Decoração para canteiro em volta de árvore

Veja como pode ser maravilhoso criar em sua casa também. Dessa forma você vai deixar a área verde do seu jardim ainda mais linda e decorada.

São dicas que de fato podem repaginar um cantinho do seu jardim de forma linda, simples e barata. Confira as dicas que certamente vão encher os seus olhos!

Decoração para canteiro em volta de árvore

Veja estas inspirações e faça algo lindo também em sua casa para decorar o canteiro de sua árvore. Veja como fica lindo!

Lindo Canteiro de Árvore

Lindo Canteiro de Árvore

Fica muito charmoso decorar o canteiro com flores. Algo simples e que pode ser lindíssimo para criar em seu jardim também.

Canteiro Decorado para Árvore

Canteiro Decorado para Árvore

São ideias, dicas e projetos que podem encantar muito quem gosta de paisagismo e design de exteriores. Se baseie nas inspirações que mais gostar para tentar fazer algo semelhante e ainda mais lindo.

Canteiro Decorado para Árvore

Canteiro para Árvore Decorado

Canteiro para Árvore Decorado

É cada projeto mais lindo que o outro! Inspire-se muito com as dicas e com toda a certeza você poderá criar algo muito charmoso e original em sua casa também.

Decoração linda para jardim

Decoração linda para jardim

Decoração para canteiro em volta de árvore

Decoração para canteiro em volta de árvore

A utilização de pedras fica muito bacana para decorar canteiros também. O mais legal é que assim como são ideias lindas, são também fáceis de fazer. Inspire-se para criar algo semelhante e faça também em seu lindo jardim.

→ caminhos com pedras para jardim

Estes lindos caminhos com pedras podem te inspirar ainda mais para criar algo lindo e incrível em seu jardinzinho. Certamente são ideias que podem te dar muitas inspirações!

Decoração para canteiro em volta de árvore

Gostou destas dicas para decoração de canteiro para árvores? Faça principalmente se você adora decorar o seu jardim com muita delicadeza e criatividade. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.hometalk.com decoratediy.renovatemyhome.casa landscapingexperttips.info br.pinterest.com homecnb.com www.usefuldiy.com weheartit.com gardenerspalace.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto


Veja várias opções lindas de decoração para jardim com blocos de concreto. Você pode adorar as ideias e fazer com muito apreço em casa também.

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Seu jardim tem tudo para ficar ainda mais lindo e decorado com essas sugestões e exemplos maravilhosos. São dicas que certamente vão te inspirar muito!

Para fixar os blocos, o ideal é usar a massa de assentamento mcmv. Dessa forma você evita acidentes e deixa tudo bem fixo na confecção do móvel que irá fazer com os blocos de concreto.

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

As ideias tem tudo para combinar perfeitamente com a decoração de seu jardim. Veja quais os exemplos você gosta mais para fazer na área verde de sua casa.

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

É cada dica mais charmosa e criativa que a outra! É legal poder ter tempo para planejar e fazer algo que fique realmente perfeito e muito lindo em seu jardim com os blocos de concreto.

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Essas dicas são perfeitas para dar um tom muito legal e paisagista em seu jardim. Faça se inspirando com as ideias que você curtir mais para criar com muito prazer e bom gosto.

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Veja que até bancos fica lindo para fazer com blocos de concreto! Essa ideia é simplesmente muito criativa e pode deixar qualquer área externa de sua casa mais linda e decorada.

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Veja que assim como são dicas fáceis, são também exemplos práticos de fazer no jardim de casa. Crie também para deixar qualquer cantinho ainda mais lindo e decorado em seu lar com blocos de concreto.

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Fica super fácil também de fazer vasos com placas de concreto e decorar de maneira muito linda também o jardim. Veja como ficou muito especial e certamente pode decorar o seu jardim também.

Decoração para Jardim com Blocos de Concreto

Gostou destas lindas ideias para decoração para jardim com blocos de concreto? É hora de começar a fazer em sua casa também e ter lindas composições decorativas para alegrar um ambiente de sua casa.

Mais Decoração para Jardim

Trouxemos mais algumas listas para você se inspirar ainda mais e decorar lindamente o seu jardim com as ideias.

Ideias com Pallets para Decorar o Jardim


Essas dicas com paletes para decorar o jardim são muito criativas também. São mais ideias legais e muito originais para criar uma decoração maravilhosa em seu cantinho florido da casa.

Jardim Vertical com Garrafas PET