Quando o calor começa a aumentar, inevitavelmente o nosso corpo reage e começa a suar. Além dos banhos mais frequentes, uma das mais odiadas consequências do calor são as manchas de suor nas roupas: não podemos fazer nada, quanto mais usamos uma peça de roupa, maior é a possibilidade que fique marcada e amarelada.
As manchas de suor nos tecidos são uma realidade desagradável da vida diária. Infelizmente, você sua no ônibus, na academia, enquanto está limpando a casa, enquanto está fazendo compras, quando está conversando com o chefe.
Porém, o suor não molha as nossas roupas só naquele momento: na verdade, as manchas podem permanecer até mesmo depois da lavagem, tornando-se auréolas amarelas e, as vezes, emitem odores desagradáveis.
Eliminá-las é uma tarefa importante e muitas vezes não basta fazer a lavagem normal na máquina de lavar. Certamente, em alguns casos é possível prevenir, mas se agora o “dano” já está feito, saiba que é possível salvar as suas roupas adoradas.
Siga estas simples dicas para eliminar as manchas de suor definitivamente
1) Camisas
No caso das camisas é preciso intervir rapidamente: assim que você tirá-la, você precisa borrifar vinagre branco diretamente na parte das axilas. Deixe o vinagre agir por pelo menos uma hora e, em seguida proceda com a lavagem na máquina.
Se as manchas persistirem, borrife novamente o vinagre e esfregue imediatamente a parte afetada com sabão neutro. Em seguida, coloque água oxigenada sobre as manchas e deixe em repouso por ao menos uma hora. Depois disso, proceda com a lavagem na máquina.
2) Camisetas brancas
Para eliminar as terríveis auréolas amareladas de suor das camisetas brancas o nosso conselho é o de preparar um removedor de manchas em pasta, de preparação fácil e rápida.
Em uma tigela, misture duas colheres de sopa de bicarbonato, água oxigenada até que forme uma pasta cremosa e por fim, adicione duas gotas de detergente de lavar louça. Espalhe a pasta sobre a mancha e esfregue com um esfregão, para fazer com que o tecido absorva bem a pasta. Deixe agir por uma hora e prossiga com a lavagem normal.
3) Casacos
Depois de ter feito o casaco secar bem, de maneira a fazê-lo perder até mesmo um possível cheiro de suor, pegue um pano branco limpo, e umedeça-o com água e bicarbonato de sódio. Esfregue o pano úmido com força e passe-o diversas vezes sobre a região das axilas. Depois de alguns minutos, enxágüe a peça somente com água. Quando o casaco secar a mancha de suor terá desaparecido. Um conselho: evite usar água sanitária (mesmo que seja uma gota). Esta pode manchar as roupas coloridas e deixar amareladas com o tempo aquelas brancas.
4) Roupas de lã
Nas roupas de lã é muito frequente ter que lidar com problemas de mau cheiro. Para eliminá-lo definitivamente, você precisa aplicar nas partes de interesse um detergente profissional em pequenas quantidades. Em seguida, prossiga com a lavagem normal que pode ser feita também na máquina de lavar , com a condição que você selecione o programa rápido e temperatura baixa, evitando o uso da centrífuga. Por fim, evite estender as peças ao sol, mas faça-as secar sobre um pano, em um lugar arejado e longe de fontes diretas de calor .
5) Tome medidas preventivas
Antes de usar as suas camisetas faça o seguinte: depois de lavar a camiseta e quando esta estiver seca, vire-a do avesso e polvilhe talco na parte das axilas. Em seguida passe o ferro. Este truque é perfeito para as suas peças de algodão e tecidos com fibras naturais.