A maioria das plantas necessita de sol direto para estimular a floração. No entanto, existem algumas flores de sombra e meia sombra, ou seja, que conseguem crescer de forma saudável sem receber luz solar direta.
Em geral, as flores de sombra são perfeitas para montar um jardim dentro de casa e criar um cantinho especial reservado para a natureza. Além disso, elas também servem para colorir e embelezar jardins externos que não recebem tanta incidência de sol durante o dia.
Então, se você adora jardinagem, mas tem áreas sombreadas em seu jardim, vale a pena conhecer algumas plantas capazes de florescer até mesmo em cantos mais escuros sem perder a beleza da cor e da vitalidade. Conheça as principais espécies e veja dicas para cultivá-las com sucesso.
Melhores espécies de flores de sombra
Em geral, as flores de sombra precisam ficar em um espaço semi sombreado, ou seja, que receba apenas luz solar indireta. Além disso, essas plantas necessitam de proteção nos horários de incidência do sol mais quente, ou seja, às 12h00.
1 – Begônia
A begônia é uma planta encantadora que conquista com suas flores coloridas e folhagem exuberante. Com uma variedade de tons vibrantes, como rosa, vermelho e laranja, ela traz alegria e vivacidade aos ambientes.
A espécie é resistente e fácil de cuidar. As regas devem ser realizadas quando o solo estiver seco, mas sem encharcar a terra. Molhe apenas o substrato e evite borrifar água nas folhas e flores.
2 – Flor de cera
Esta trepadeira com visual exótico pede um substrato leve, soltinho e rico em matéria orgânica. Além disso, deve ficar longe do sol direto para não queimar.
Em suma, a floração da flor de cera ocorre nos meses de primavera e verão.
3 – Lírio da paz
O lírio da paz é uma escolha perfeita para ambientes internos, mas também contribui com o paisagismo de canteiros. O cultivo requer boa quantidade de luz, substrato bem aerado e regas na dose certa.
4 – Orquídea
No jardim, você pode plantar orquídeas nas árvores, deixando o ambiente mais colorido e ornamental. Dentro de casa, estas flores de sombra sobrevivem bem em vasos.
5 – Antúrio
O melhor lugar para cultivar antúrios é um canteiro externo à meia-sombra. As regas devem ser frequentes e o solo rico em matéria orgânica. Com relação à temperatura, a espécie prefere clima quente, de 20 e 28 °C.
6 – Violeta africana
Por mais que a violeta goste de ficar perto de uma janela ensolarada, ela não aprecia luz solar direta o tempo todo em suas flores e folhas.
Então, para ter uma floração intensa o ano todo, é necessário manter regas regulares no solo, podas frequentes e adubação.
7 – Hortênsia
Estas flores, que se desenvolvem especialmente em regiões de clima frio e ameno, apreciam um solo mais ácido. Além disso, as cores das pétalas variam de acordo com o pH do solo, indo de rosa à azul.
As hortênsias se desenvolvem melhor em solos úmidos, mas com boa drenagem. Após a florada, é necessário fazer uma poda de limpeza e manter as plantas em um local fresco.
8 – Alegria-do-lar
Originárias da Índia e da China, essas plantinhas apreciam espaços sombreados e produzem pequenas flores com diversas cores, como rosa, roxo e vermelho.
A espécie floresce o ano todo e representa uma ótima opção para varandas, terraços e jardins. No que diz respeito à manutenção, requer basicamente solo úmido e rico em nutrientes. Além disso, o plantio deve acontecer no final da primavera.
10 – Lírio do vale
Originário da Europa Central, o lírio do vale é símbolo da alegria e da felicidade. A planta produz flores brancas e vistosas, que exalam um perfume muito agradável.
O cultivo desta espécie deve acontecer em jardins sombreados e com temperatura amena. É fundamental manter uma frequência de regas, mas sem exagero. Em geral, a melhor época para o plantio é o outono.
11 – Beijo pintado
De origem africana, a planta beijo-pintado contribui com o paisagismo de jardins residenciais e oferece facilidades no cultivo.
As flores apresentam diferentes cores, como branco, rosa, vermelho e violeta. Em geral, a floração é sempre abundante.
12 – Não-me-esqueças
Símbolo de fidelidade e amor verdadeiro, a espécie Não-me-esqueças também é uma ótima escolha para o seu jardim, especialmente se você estiver em busca de flores azuis.
A planta necessita de muita água para sobreviver, além de um solo macio e rico em matéria orgânica. Portanto, mantenha uma frequência de regas, mas sem encharcar o solo.
13 – Violeta dos Alpes
A espécie Violeta dos Alpes, também conhecida como Cyclamen, não necessita de sol pleno para florescer. Já as regas precisam acontecer de forma regular, caso contrário, as pétalas murcham.
Estas charmosas flores de sombra surpreendem com um espetáculo de cores, como rosa, vermelho, salmão e branco. Em geral, elas hibernam durante o período do verão e florescem no inverno.
14 – Azaleia
Com flores vermelhas, rosas, laranjas e roxas, a Azaléia se desenvolve tanto em áreas de clima frio quanto quente. A floração, por sua vez, ocorre especialmente nos meses de outono e inverno.
Para contribuir com o crescimento da planta, é fundamental adubá-la a cada três meses. Você pode usar húmus de minhoca, bokashi ou esterco de animal.
15 – Flor de maio
Da mesma família dos cactos, esta planta produz flores com cores vivas nos meses de outono e inverno. A incidência de luz solar deve ser moderada, assim como as ragas. Já com relação ao clima, a temperatura não pode ficar abaixo de 12°.
16 – Primulas
Esta planta de crescimento lento produz lindas flores, cada uma com cinco pétalas e perfume agradável. A espécie floresce nos meses de inverno, preenchendo o jardim com diversas cores, como azul, laranja e rosa. A floração se estende por toda a primavera.
Evite regar diretamente as flores das Primulas, ou seja, mantenha somente o solo úmido para que a planta possa se desenvolver.
17 – Amarilis
Se você procura uma flor brasileira, bonita e de sombra, então pode ser uma boa ideia plantar Amarilis no seu jardim sombreado. Esta planta é resistente ao clima tropical e se adapta com facilidade.
18 – Astilbes
Astilbes são plantas que produzem flores brancas, roxas, vermelhas e rosas, que se parecem muito com espanadores. A espécie não gosta de receber sol direto, mas adora regas uniformes e abundantes.
19 – Anêmona
Apesar de não ser muito popular no Brasil, a Anêmona é uma planta que produz flor colorida com miolo escuro. Antigamente, os camponeses da Europa costumavam usar esta planta para afastar o mal e as doenças.
A espécie aprecia solo bem drenado e fértil. E, não custa lembrar: evite exposição direta ao sol durante todo o dia.
20 – Petúnia
A petúnia produz flores belíssimas, só que também não suporta a incidência de sol pleno. O cultivo requer bastante luminosidade, solo bem drenável e regas periódicas (de 2 a 3 vezes por semana).
21 – Dedaleira
Para encerrar a lista de flores de sombra, temos a Dedaleira, uma planta ornamental que promete deixar os canteiros do seu jardim mais coloridos.
As flores, com formato de sino ou dedal, desabrocham por cerca de três meses seguidos. O cultivo requer um solo rico em nutrientes e irrigação adequada.
Por fim, as flores de sombra são a solução perfeita para trazer vida e cor aos cantos sombreados do seu jardim. Com uma variedade de espécies disponíveis e dicas de cultivo adequado, você pode transformar essas áreas antes negligenciadas em verdadeiros refúgios de beleza. Não deixe que a falta de luz solar direta impeça você de ter um jardim encantador.