sexta-feira, 25 de julho de 2025
A Arte de Educar: IFFAR recebe inscrições para 32 cursos gratuitos, ...
segunda-feira, 14 de julho de 2025
Como cuidar do pé de Pitanga.
pé de pitanga é bem resistente, e dificilmente alguma praga ou doença afetará seu desenvolvimento. Saiba como cuidar dele neste artigo!
Pitanga é uma palavra proveniente da língua tupi que quer dizer vermelho forte. Nativa da Mata Atlântica, a pitanga (Eugenia uniflora) é o fruto originado da pitangueira, o pé de pitanga é uma árvore muito comum em todo o Brasil porque se adapta e reproduz com muita facilidade.
Esta espécie costuma atrair pássaros e abelhas devido aos seus frutos e que nascem verdes e quando amadurecem, ficam bem vermelhos e doces, porém levemente ácidos. Um dos principais produtores de pitanga, é o estado de Pernambuco, possuem uma produção de aproximadamente 1700 toneladas de frutos.
Qual o melhor clima? E solo para a pitangueira?
O pé de pitanga se adapta facilmente em vários climas e regiões, gosta de sol e solo úmido. Pode ser plantada em quintais, jardins e até mesmo em vasos. Não resiste a climas muito frios e regiões que ocorrem geadas. Em geral, se adapta muito bem a condições diversas, por ser uma espécie resistente e fértil.
A melhor época para plantar a pitanga é em meses chuvosos, como outubro, novembro, dezembro e janeiro. A propagação pode ser por sementes e enxertia.
Como semear e fazer a manutenção?
Por ser uma fruta muito comum e fácil de cultivar, a semente da pitangueira também germina facilmente, levando um período 20-25 dias para este processo. É necessário que o pé de pitanga esteja plantado em terra úmida, e que esta seja misturada com o adubo nos primeiros 15 cm da superfície na abertura da cova. Deve ser irrigada muitas vezes durante os 10 primeiros dias, principalmente se for em clima muito quente.
A poda deverá ser feita próximo ao tronco procurando eliminar os ramos laterais e devem ser feitas no primeiro ano de plantio com 49 cm de altura, aproximadamente. A árvore de pitanga pode chegar até 10 metros de altura.
Quais as principais pragas e doenças?
A pitanga é bem resistente, e dificilmente alguma praga ou doença afetará seu desenvolvimento, contudo, caso surja, recomenda-se o uso de inseticidas e a realização da poda das folhas e ramos afetados.
Qual a época de colheita?
A primeira frutificação da pitangueira ocorre após o terceiro ano do plantio. Bem cuidada, a pitangueira pode dar frutos duas vezes ao ano, nos meses de março à abril, e na época de outubro à janeiro, que é a principal.
A partir de agosto a árvore fica cheia de flores brancas que começam a cair, e delas se formam bolinhas verdes da onde nascem as pitangas que irão ficar maduras em média 60 dias após a floração. Da sua polpa se obtém geléias, vinhos, doces e licores.
Quais os benefícios da pitanga?
A polpa da pitanga possui, a partir de 100 gramas do fruto, 38 calorias, 0,3g de proteína, 10mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2,3mg de ferro 0,03mg de vitamina B2 e 14mg de vitamina C. A pitangueira é uma fruta bastante nutritiva, que pode ser inserida na alimentação porque previne e trata diversos tipos de doenças, como, por exemplo a osteoporose e o câncer.
Confira uma receita rápida e prática de Geleia de Pitanga que vai te deixar com água na boca:
Ingredientes:
Rendimento:
| Modo de Preparo:1. Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. |
sexta-feira, 20 de junho de 2025
Como cuidar da Zamioculca: saiba como cultivar a planta da fortuna
A Zamioculca é uma opção interessante para quem quer uma planta bonita e fácil de cultivar, além disso, é ideal para quem deseja adicionar verde e vida à decoração da casa, mas não tem tempo de oferecer muitos cuidados e manutenção.
Isso sem contar o lado místico da Zamioculca, muitos acreditam que a planta atrai boas energias, prosperidade e dinheiro. Se é verdade ou não, não sabemos. Mas, com certeza, mal não vai fazer, não é mesmo?
Zamioculca: qual o seu significado?
A Zamioculca é uma planta de interior que consegue sobreviver em ambientes de pouca luz e tem o crescimento lento, por isso, frequentemente é associada à estabilidade e longevidade.
Para quem gosta de Feng Shui, prática tradicional chinesa, a planta é sinônimo de resistência, longevidade, vitalidade e capacidade de se adaptar a diferentes situações. Por isso, muitos acreditam que a planta ajuda a filtrar as energias, atraindo positividade e prosperidade.
É verdade que a Zamioculca atrai dinheiro?
Como mencionado, no Feng Shui existe uma crença de que a Zamioculca atrai prosperidade e riqueza.
Além do mais, sabemos que um ambiente organizado, bonito e harmonioso contribui para a melhora da produtividade e clareza de ideias, o que pode acabar contribuindo para maiores ganhos financeiros.
E as plantas, quando bem utilizadas na decoração, ajudam a compor um ambiente mais aconchegante e harmonioso, o que pode contribuir de forma indireta com o aumento da produtividade e, consequentemente, da riqueza.
Como plantar Zamioculca?
Como não precisa de sol ou ser regada com frequência, a Zamioculca é a planta ideal para muitas pessoas, principalmente para aquelas que têm uma vida mais corrida. Então, é uma opção interessante para ser cultivada e usada na decoração de diferentes ambientes. Confira as nossas dicas de como plantar a Zamioculca:
1. Escolha do vaso
A escolha do vaso é um passo importante quando se trata de Zamioculca. Ele deve ter furos de drenagem para ajudar no escoamento do excesso de água. Isso porque o excesso de água pode acabar sendo prejudicial à Zamioculca.
2. Substrato
O substrato utilizado deve ser bem drenado, como os utilizados para cactos e suculentas. Para melhorar a drenagem, adicione areia à mistura.
3. Plantio
A Zamioculca deve ser plantada no centro do vaso e a parte superior do torrão da raiz deve ficar alinhada ao solo. Depois, coloque areia em volta.
4. Adubação
A planta deve ser adubada com um fertilizante durante as estações de crescimento (primavera e verão).
Como cuidar da Zamioculca
Depois de plantar, você deve ter alguns cuidados com a Zamioculca para que ela cresça e se mantenha saudável e bonita:
Onde cultivar a Zamioculca?
Como é uma planta que se adapta melhor à luz interna do que exposição solar intensa, a Zamioculca geralmente é cultivada em ambientes internos.
Também pode ser cultivada em ambientes externos, desde que em solo drenado e ambientes com mais sombra. Vale ressaltar que a luz solar intensa pode danificar as folhas da planta, portanto, prefira ambientes com baixa luminosidade.
A Zamioculca é uma planta que não tolera muito bem temperaturas extremas (muito calor ou muito frio). Por isso, prefira ambientes com temperaturas moderadas. Inclusive esta planta é indicada para casas, varandas, escritórios, lojas ou ambientes comerciais.
Qual a cor da flor da Zamioculca?
Geralmente, quando cultivada em ambiente interno, a Zamioculca não floresce, contudo, continua sendo apreciada pelas suas folhas de cor verde intensa e brilhantes.
Quando floresce, apresenta flores pequenas e de cor branca ou creme. Apesar de o florescimento ser raro, você não precisa se preocupar. Mesmo sem flores é possível deixar o ambiente ainda mais aconchegante e charmoso com as folhagens brilhantes, robustas e resistentes da Zamioculca. Escolha um vaso de planta bem bonito para dar aquele toque especial à decoração.
A Zamioculca é venenosa?
Sim, a seiva e os rizomas da planta podem acabar sendo tóxicos, principalmente para crianças e animais de estimação. Ao ser ingerida pode causar vômito, diarréia, enjôo e irritação gastrointestinal. Portanto, mantenha a planta fora do alcance das crianças e pets.
Como decorar com a Zamioculca
Como é uma planta resistente, robusta que se destaca pelas suas folhas brilhantes e chamativas, a Zamioculca faz toda a diferença na decoração do ambiente. As plantas maiores podem ser utilizadas dentro de cestos para decorar e ocupar cantos vazios e aparentemente sem graça.
Você também pode utilizar aquelas de tamanho mediano e colocá-las em vasos bonitos para serem colocados em centros de mesa, rack ou estantes.
Outra boa dica é colocá-las suspensas, criando uma decoração vertical interessante, pois ajuda a trazer vida ao ambiente, ainda que você não tenha tanto espaço disponível. Como é verde e, geralmente, sem flores, pode ser misturada com outras plantas e flores a fim de criar um ambiente diferente e charmoso.
Você também pode misturar Zamioculcas de diferentes tamanhos para decorar varandas, hall de entrada e até mesmo lavabos (atente-se à umidade do ambiente).
A Zamioculca é uma planta que não demanda muitos cuidados, é bonita, traz charme e vida ao ambiente e pode ser utilizada em diversos lugares. Além de todas essas vantagens, esta planta tem a fama de atrair coisas boas (não custa tentar, né?). Que tal escolher uma Zamioculca para a decoração da sua casa?
domingo, 27 de abril de 2025
Vasos feitos com plásticos reciclados
É bacana poder reciclar plásticos como garrafas e potes para criar vasinhos e decorar a casa. Reunimos lindos vasos feitos com plásticos reciclados para vocês!
Veja como você pode decorar cantinhos do seu jardim a partir de muita delicadeza e criatividade. São vasos que podem ser simples de fazer e vão te inspirar muito para criar algo semelhante em casa.
Inspire-se nas ideias para criar os vasinhos mais lindos com os seus plásticos em casa. Pode ser garrafas, potes, vasilhas, entre outros utensílios velhos e que podem ser reciclados para criar vasinhos de plantas.
Vasos feitos com plásticos reciclados
Tem muita inspiração bacana para você ter mais ideias para fazer vasos reciclados em casa. Confira as sugestões bem práticas, simples e bonitas que selecionamos com aquele carinho.
1. Vasinhos elegantes e charmosos
Note que você pode fazer vasinhos bem charmosos com garrafinhas. Pode ser garrafinhas de shampoo, garrafas de condicionador, entre outras garrafas plásticas. Fica muito interessante principalmente se você pintar as garrafinhas de plástico.
Dá para fazer muita criação bacana com essa ideia. Depois é só colocar a plantinha e colocar terra ou água dentro da garrafa para manter a plantinha saudável.
Se for apenas para decoração momentânea com flores, por exemplo, você pode fazer com água apenas para manter as flores bonitas por mais tempo. Mas se for plantar mesmo uma plantinha, coloque terra.
Dá para fazer muito arranjo bonito com flores e até mesmo com galhos secos. Faça de uma forma criativa e que possa dar outra vida para um espaço de sua casa.
2. Ideias para vasos de garrafas plásticas
Tem mais algumas ideias bem criativas que podem te inspirar a seguir. São mais exemplos oportunos para você se inspirar e criar vasinhos semelhantes em casa também.
Fazendo colagens ou utilizando o ferro de solda para criar padrões interessantes no plástico, são maneiras bem bacanas de fazer artesanatos com plástico no intuito de criar vasos lindos.
Fica muito bacana esse tipo de customização no vaso feito com ferro de solda. É preciso muito cuidado ao manusear, é claro. Mas basta colar um molde bacana na garrafa e ir contornando o desenho com o ferro de solda.
Dá para apostar em modelos mais divertidos também. Fazer uma carinha nas garrafas pode dar um ar bem alegre e deixar aquele ambiente triste muito mais pra cima!
3. Vasinhos divertidos com garrafas plásticas
Veja essas ideias de vasos de bichinhos, entre outros vasinhos divertidos com garrafas PET. Certamente você vai se apaixonar por essas ideias fofinhas e criativas para fazer vasinhos de planta.
Dá para criar gatinhos, porquinhos, coelhinhos, sapinhos, entre outros bichinhos. Você certamente poderá criar muito vasinho bacana com essa dica e de certo vai decorar espaços de uma maneira bem original.
Até vasinhos com personagens você pode criar. Veja, por exemplo, estes vasos bonitinhos dos Pókemons! São ideias que você pode realizar, como também com outros personagens que as crianças adoram.
Olha que fofo! Até o Minion entrou na brincadeira. Use a criatividade e faça decorações muito divertidas com vasinhos de plástico decorados. Fica muito bacana uma decoração divertida como essa.
Agora é com você! Use as ideias que mais gostar para fazer decorações em sua casa com vasinhos feitos com plásticos reciclados. Ficam lindos tanto dentro de sua casa, como também na parte externa, como em seu jardim.
4. Ideias para vasos reciclados
Tem mais algumas ideias que podem ser interessantes para você fazer com reciclagem. Afinal, é sempre bacana poder ter ideias de sobra nesse sentido e criar muita coisa criativa com a arte do reaproveitamento!
→ Jardinagem com Garrafa PET
Tem muita ideia legal para você fazer nesse post. São maneiras bem úteis de reaproveitar garrafas plásticas de uma maneira inteligente em seu jardim. Pode apostar, você vai amar as dicas!
→ Ideias com Reciclagem
Tem também essas outras ideias com reciclagem para o jardim e o quintal de sua casa. Com toda a certeza você também pode gostar muito dessas sugestões criativas com reciclagem e jardinagem.
Faça também os seus vasos feitos com plásticos reciclados e crie ambientes bem bonitos com decorações inusitadas em sua casa. Boas criações e até as próximas dicas!
Imagens: www.sweetpaulmag.com refashionnation.com funfamilycrafts.com www.catster.com www.cravingsomecreativity.com www.handimania.com socalfieldtrips.com