Qual sabonete escolher
Qualquer tipo de sabonete branco pode receber a pintura. Dê preferência àqueles bem perfumados com formato de medalhão, pois a configuração oval molda bem o desenho. Se preferir, você ainda pode fazer seu próprio sabonete.
Quais tintas usar
Para pintura em sabonete, você pode usar tintas comuns como a acrílica ou qualquer tinta para tecido. Pode-se usar também o pigmento cosmético, que tem o mesmo efeito do corante — com a vantagem de que as cores não se misturam.
Materiais necessários
- Sabonete branco
- Tesoura ou faca de cozinha (sem serras)
- Esponja de cozinha
- Verniz geral (ou base de unha incolor)
- Tintas de cores variadas
- Pincéis de cerdas macias
- Papel manteiga
- Lápis 6B
- Uma caixa do tamanho do sabonete e folha de seda para acomodá-lo (opcional)
Passo a passo
1. Usando a tesoura ou faca, raspe todas as saliências do sabonete. Se o modelo escolhido tiver desenhos em baixo-relevo, use o verso do sabonete ou raspe toda a sua superfície.
2. Lixe todo o sabonete usando a esponja de cozinha (do lado áspero/verde) até que ele fique lisinho. Tome cuidado para não usar muita força e arranhar a peça.
3. Agora, com o papel que vem junto com o próprio sabonete, esfregue-o para dar brilho. Se não veio com papel, use o lado macio da esponja de cozinha para dar o acabamento.
4. Use o lápis 6B para passar o risco do desenho que você quer pintar para o papel manteiga. Depois, respingue um pouco d’água na superfície do sabonete e pressione o papel nele para transferir o risco.
5. Agora, é a hora de pintar! Capriche nas cores e efeitos de luz e sombra para criar um lindo trabalho. Você pode usar também tintas em alto-relevo ou glitter para fazer molduras.
6. Quando a tinta estiver bem seca, passe duas camadas de verniz geral ou base de unha incolor. Use um pincel de cerdas macias para não arranhar a pintura.
Finalização da peça
Depois que o verniz secar totalmente, seu sabonete estará pronto para uso! Forre a caixinha com folha de seda para guardá-lo ou coloque direto na saboneteira. O sabonete pintado pode ser usado normalmente, pois o lado sem tinta vai se desgastando e a pintura fica intacta, protegida pelo verniz.