Tem algo mágico sobre ter a própria horta em casa. Chegar na cozinha com os próprios temperos frescos, por exemplo, traz aos pratos preparados uma dupla satisfação: o sabor delicioso da erva natural e o prazer de saber que você cultivou o próprio alimento.
Muita gente se sente desmotivado, principalmente achando que em casa não há espaço suficiente para essa tarefa. Não é verdade! Qualquer um pode ter uma horta vertical suspensa, desde que exista um espaço bem iluminado para recebê-la. Esse é o benefício dos jardins verticais – e nós vamos ensinar tudo sobre eles!
Passo a passo da horta em casa
Ter um jardim vertical de temperos é muito vantajoso. Entre os vários motivos para ter um, estão: optar por uma alimentação mais saudável; ter uma conexão com a natureza dentro de casa; economizar na quantidade de temperos e vegetais comprados em feiras e supermercados.
Primeiro: onde colocar o jardim vertical?
Antes de começar a plantar, o primeiro item que devemos levar em conta é a montagem do jardim de hortaliças, ervas aromáticas e legumes. Morando em casa ou em apartamento pequeno, a verticalização da horta é a opção mais flexível de cultivo. Além de prática, a horta suspensa ocupa pouco espaço, poupando área útil dos ambientes aonde é instalada. Isso não significa que ela seja sempre pequena. Ela pode ocupar quanto espaço a casa permitir!
Adaptável, ainda enfeita algumas paredes esquecidas. Convenhamos: é muito mais legal ter natureza decorando a parede da cozinha ou da varanda, que um quadrinho comum.
O que faz toda a diferença para suas plantas crescerem bem e saudáveis em sua horta vertical suspensa é a quantidade de sol recebida. A maioria delas precisa de pelo menos três a quatro horas diárias de luz solar indireta. Ou seja, próximas à luz, mas sem incidência total do sol sobre elas. No planejamento da horta, o local ideal para isso é o mais próximo possível das janelas, quando dentro de casa, ou em um cantinho da varanda preferencialmente de meia sombra. Esses espaços também precisam de boa ventilação.
Segundo: decidindo o design do jardim
Escolhido o lugar, é preciso pensar na estrutura. Para essa parte, existem opções um pouco mais complexas ou supersimples. Tudo depende do orçamento, do estilo da casa e do que se deseja cultivar.
O tipo de suporte mais comum é aquele que é fixado diretamente na parede. Caso a escolha seja por ele, é necessário garantir que ele esteja bem preso e aguente o peso do vaso depois de adicionadas a terra e as plantas. O mesmo vale para prateleiras e as hortinhas criadas com faça-você-mesmo, ou suportes pendurados ao teto. Para essas, recomendamos as ervas aromáticas, mais leves. Assim não tem erro.
Tendo em mente que o suporte precisa ter forte, é só escolher o estilo de acordo com o espaço disponível e seu gosto pessoal. A horta vertical pode ser instalada em um painel de madeira, tanto rústica, quanto sofisticada. Os caixotes de feira reaproveitados também são uma opção popular e sustentável. Ela pode ficar em treliças com vasos fixados, em painéis de fibra de coco, blocos cerâmicos ou de concreto…
Terceiro: quais espécies plantar?
As espécies que podemos ter em casa sempre dependerão do local em que a horta estará. Afinal, as plantas só crescerão saudáveis com as condições de clima e incidência solar correta, como já comentamos. Alguns outros detalhes também influenciam essa escolha, como o próprio crescimento das plantas. Algumas possuem raízes agressivas, que procuram sempre mais espaço para crescer. Além de correr o risco de danificar o próprio suporte, se dividirem um vaso, mesmo que grande, existe a chance que se espalhem demais e sufoquem a planta vizinha.
A horta vertical suspensa pode ter várias das hortaliças mais comuns em nossas mesas. Algumas delas duram praticamente o ano todo, como alface, manjericão, cebolinha, orégano, alecrim, hortelã, sálvia, pimenta, rúcula e coentro. Fora o cuidado com o sol, não existem regras e é possível plantar quase todos os temperinhos e folhas que se come muito em casa. Quem tem dedo verde consegue até cuidar de leguminosas, como berinjelas.
Mas como plantá-las? Se procura por praticidade, evite as sementes. Prefira as mudas, fazendo apenas a transferência para o vaso da sua hortinha e completando a quantidade de terra e substrato.
Falando em substrato, o que há dentro do vaso é muito importante. A combinação dele e de terra é ideal para fornecer nutrientes e escoamento para a água da rega. Também pelo escoamento, é recomendado que o vaso tenha furos em sua base. O fundo precisa ser forrado, preferencialmente com argila expandida, antes dos compostos mencionados.
Quarto: como cuidar das suas plantinhas
Cada uma das plantas precisa de uma rotina de cuidados diferentes. O principal deles é a periodicidade das regas e quanta água ela precisa receber. Como regra geral, a sugestão é que as regas sejam diárias ou a cada dois dias, para manter sua horta viçosa.
Na dúvida, analise sempre a terra da sua planta. O truque é colocar um palitinho de madeira na terra e conferir se ele retorna úmido ou não, assim como se faz com um bolo. Quando ele sair completamente seco, já passou da hora da rega! O mesmo vale se as folhas estiverem secando ou amarelando. Por outro lado, tome bastante cuidado com o excesso de água. Assim como as hortaliças morrem na seca, podem “morrer afogadas”, com as raízes apodrecidas.
Algo que deve ser evitado é regar suas plantas de grandes alturas. Direcione a água próxima da terra, assim as folhas não se molham evitando a proliferação de doenças e fungos.
Um detalhe importante é a adubação. Para seu alimento nascer saudável e sempre viçoso, precisa de nutrientes na terra. Recomenda-se que a adubação de hortaliças seja feita a cada 15 dias, aproximadamente.
Na hora da colheita, use uma tesoura e nunca retire todas as folhas dos seus temperos! No caso da alface, por exemplo, mantenha o miolo da hortaliça para que ela continue a se desenvolver normalmente.
Inspiração para sua horta vertical
Agora que você já sabe onde montar, o que plantar e como cuidar, só falta sonhar e se inspirar com hortas verticais ideais para cada tipo de casa.
No seu cantinho natural: a cozinha
Essa hortinha charmosa e rústica pode ser feita em casa e montada na lateral de um dos gabinetes da cozinha, com um pedaço de madeira, braçadeiras de ferro e jarrinhos de vidro.
Pense fora do usual pra decidir onde colocar os vasos da sua horta vertical suspensa. Até a parede da pia serve, basta um toalheiro e alguns suportes. Para reconhecer as plantinhas, use palitos de madeira com o nome das variedades escrito neles.
Uma maneira simples e rápida de fazer sua horta é fixar vários toalheiros na parede, com distância o suficiente para colocar os vasos em ganchos entre cada um deles.
Os tradicionais vasos terracota podem ser personalizados para combinarem com sua cozinha. Você pode pintá-los com tinta em spray em duas cores, usando fita crepe para proteger as áreas que não quer pintar e esperando secar entre demãos. Depois é só prendê-los (bem firmes!) em cordas e colocá-los em varas.
Mais uma prova de como a lateral dos gabinetes é ideal para as ervas. Os vasos da foto receberam furos na parte de trás, por onde foram colocados em ganchos.
Outra ideia criativa é pendurar a horta vertical suspensa em um galho. Perfeita para cozinhas onde alimentar também é acolher, já que a madeira é conhecida por inspirar conforto na decoração.
Um trunfo para identificar todos os temperos é escrever seus nomes nos vasos, com canetão ou impressão adesiva.
Mais ambientes com hortas verticais suspensas
Fora da cozinha, você provavelmente encontrará as hortinhas em configurações muito parecidas. Dentro de casa, vemos os vasos pendurados e os murais de madeira. Fora de casa, é comum encontrar projetos de faça você mesmo com garrafas PET.
Também é ali que vemos as hortaliças maiores, como as alfaces e as rúculas. Para elas, o suporte precisa ser maior que simples vasinhos.
A solução engenhosa dos moradores é usar canos de construção cortados pela metade, suportados por cordas ou quadros.
A lousa é de grande utilidade para identificação das espécies.
Também vemos fruteiras de metal adaptadas para receber a horta da casa! Elas são penduradas uma em cima da outra, criando um efeito de cascata com as hortaliças que se debruçam sobre a borda da estrutura.
Tutorial de horta suspensa DIY
Assista ao vídeo abaixo e conheça mais uma forma de como fazer horta suspensa em casa: