sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Hortelã: 10 qualidades ótimas para a saúde

 

hortelã é uma planta muito apreciada na culinária e pode ser utilizada como o principal ingrediente em várias preparações de doces; como condimento para massas e verduras; em sucos e em vários drinks.

O seu perfume inconfundível é simplesmente irresistível e pode deixar um aroma agradável em toda a casa. O seu sabor forte, mas ao mesmo tempo delicado, é igualmente peculiar.

Conhecida desde a antiguidade pelas suas inúmeras propriedades benéficas para todo o nosso organismo, a hortelã pertence a família Lamiaceae, gênero Mentha, e na natureza pode ser encontrada em várias espécies

Esta planta super perfumada é composta principalmente de água, fibras, proteínas, muitos minerais (cálcio, potássio, magnésio, cobre, manganês, fósforo, sódio), vitaminas (do grupo A, B, C e D) e aminoácidos.

Do óleo essencial da hortelã é extraído o mentol, o álcool responsável pela maior parte das propriedades farmacológicas e terapêuticas da mesma. Mas, os inúmeros benefícios da hortelã nem sempre são conhecidos. Veja a seguir os 10 benefícios da hortelã para a sua saúde >>

10) Alivia os distúrbios gastrointestinais

Proporcionando a inibição dos músculos lisos gastrointestinais e a atividade de contração do cólon, o óleo essencial de hortelã garante um efeito anti-espasmódico, graças à influência do cálcio. Portanto, essa planta possui muitos benefícios no caso de cólicas do trato gastrointestinal superior, do trato biliar e nas irritações do cólon.

cólica intestinal

9) Depurativo

Fazer gargarejos com um anti-séptico bucal de hortelã pode fornecer uma ajuda valiosa no caso de mau hálito. Ajuda a combater o mau hálito, tanto quanto alivia dor de garganta, faringite e laringite. Você pode prepará-lo com 5 mg de folhas de menta frescas e 100 ml de água. Você obterá essa infusão super benéfica colocando as folhas de molho por aproximadamente dez minutos em água fervida. Deixe esfriar um pouco e principalmente, antes de utilizá-la, passe no coador para filtrar. Você vai perceber a diferença!

hortelã benefícios

8) Aromático

Graças à sua ação aromática, a hortelã é frequentemente utilizada na culinária, em muitos pratos brasileiros e de muitos outros países, seja em doces do que em salgados, principalmente em bebidas como sucos e chás, licores e produtos de confeitaria.

suco de hortelã

7) Remédio contra gases

óleo essencial de hortelã é conhecido pela sua ação contra gases: ele atua através do relaxamento do esfíncter esofágico, reduzindo o volume dos gases intestinais. Mas, se você não tiver o óleo, pode combater os gases com o chá. Basta colocar 3 colheres de café de hortelã-pimenta em 250 ml de água fervida. Deixe 5 minutos e coe. Beba de 2 a 4 vezes por dia.

óleo essencial de hortelã

6) Cosméticos

Na cosmética, a hortelã muitas vezes é utilizada pela sua ação refrescante, tonificante e purificante. Você pode encontrá-la com muita frequência como ingrediente principalmente de shampoos, de sabonetes íntimos e pedilúvios. (Onde você coloca os pés de molho para relaxar).

cosméticos

5) Descongestionante e com propriedades balsâmicas

Muito utilizado na medicina chinesa e ayurvedica para o tratamento da febre, tosse e resfriado, a menta tem uma ação refrescante e descongestionante. E aliás, age diluindo as secreções do sistema respiratório.

congestão nasal

4) Antilítico

Os óleos essenciais presentes na hortelã contribuem para melhorar o fluxo biliar e eliminar as pedras na vesícula (cálculo biliar). Portanto beber o seu chá 3 vezes ao dia irá aliviar muito a sua dor. Adoce com mel se preferir.

pedras na vesícula

3) Anti-séptico

Devido ao alto teor de polifenóis, a hortelã oferece inúmeros benefícios para o organismo através das suas propriedades anti-sépticas, antiparasitárias e germicidas, que agem principalmente em nível gastrointestinal. Se recomenda beber chá.

chá de hortelã

2) Analgésico

Foi comprovado cientificamente que o chá de hortelã é um importante remédio contra as dores de cabeça e as enxaquecas temporais. Portanto, o que era uma tradição, agora tem base científica através de um estudo feito pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra. Os tipos analisados foram a hortelã-brava e salva-de-marajó.

enxaqueca

1) Anestésico

Aplicada na pele e nas mucosas, a hortelã provoca primeiramente uma vasoconstrição, seguida por uma vasodilatação, com uma ação anestésica local. O mesmo pode acontecer a nível gástrico, induzindo uma ação antiemética. Você pode fazer um emplasto de hortelã e sobretudo usá-la amassada para aliviar a coceira das picadas de mosquitos.

picadas de mosquito

Nenhum comentário:

Postar um comentário