Para conseguir uma hidratação profunda e profissional em casa, é necessário evitar fazer a máscara no banho para não diluir o produto, assim como é recomendado aplicar a máscara nos fios mecha por mecha, sempre de cima para baixo. Veja, a seguir, as máscaras recomendadas para cada tipo de cabelo:
1. Cabelo cacheado
O cabelo cacheado tende a ser mais seco porque a oleosidade natural da raiz não chega até as pontas, e por isso a solução ideal é hidratar o cabelo de 2 a 3 vezes por semana. Para o fazer, pode-se optar por usar uma máscara caseira de Maisena, que pode ser preparada do seguinte modo:
Máscara caseira de Maisena:
- Ingredientes: 2 colheres de sopa de Maisena + 2 colheres de máscara hidratante + 1 colher de sopa de óleo de coco;
- Como preparar: colocar 1 xícara de água numa panela e adicionar as 2 colheres de maisena. Levar ao fogo durante alguns minutos até que a mistura adquira a consistência de máscara de cabelo. Retirar do fogo e deixar esfriar. Por fim, misturar todos os ingredientes e passar no cabelo.
2. Cabelo crespo
O cabelo crespo geralmente é mais seco e quebra facilmente e por isso ele necessita de cuidados diários, que permitam uma boa hidratação. Para hidratar este tipo de cabelo, a máscara de abacate e maionese é uma ótima opção e pode ser preparada da seguinte forma:
Máscara caseira de abacate e maionese:
- Ingredientes: 1 abacate maduro + 2 colheres de sopa de maionese + 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;
- Como preparar: descascar e triturar o abacate, adicionando em seguida a maionese e o óleo de amêndoas. Misturar bem todos os ingredientes e passar no cabelo como uma máscara.
Esta máscara deve ser feita 1 a 2 vezes por semana e para pentear devem ser usados creme de pentear, sérum ou mousse hidratantes.
3. Cabelo seco
Os cabelos secos necessitam de ingredientes que confiram brilho, hidratação e suavidade. Para isso, a máscara de mel e abacate é uma excelente opção, que pode ser preparada da seguinte forma:
Máscara caseira de mel e abacate:
- Ingredientes: 3 colheres de sopa de mel + 1 abacate maduro + 1 colher de sopa de óleo de argan;
- Como preparar: descascar e triturar o abacate, adicionando em seguida o mel e o óleo de argan. Misturar bem todos os ingredientes e passar no cabelo como uma máscara.
4. Cabelo pintado
Os cabelos pintados também precisam de bastante atenção, pois se não forem hidratados regularmente têm tendência para secar e quebrar. Para isso, uma máscara de banana com mel é uma boa opção:
Máscara de banana com mel
- Ingredientes: 1 banana maduras + 1 pote de iogurte natural + 3 colheres de sopa de mel + 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- Como preparar: descascar as bananas, adicionar em seguida o mel, o iogurte e o azeite de oliva. Misture bem todos os ingredientes e passar no cabelo como uma máscara.
5. Cabelo quebradiço e ressecado
Os cabelos quebradiços e sem vida necessitam de cuidados diários e devem ser hidratados 1 a 2 vezes por semana. Nestes casos, o mais indicado é a máscara de glicerina, que pode ser preparada do seguinte modo:
Máscara de glicerina:
- Ingredientes: 1 tampa de glicerina líquida bi-destilada + 2 colheres de máscara hidratante à escolha;
- Como preparar: misturar a glicerina com a máscara hidratante e passar no cabelo.
6. Cabelo loiro
O cabelo loiro necessita não só de hidratação mas também de produtos que ajudem a avivar e manter a sua cor, sendo por isso indicada a utilização de uma máscara de camomila e maisena.
Máscara de camomila e maisena:
- Ingredientes: 2 colheres de sopa de flores secas de Camomila ou 2 sachês de chá + 2 colheres de sopa de Maisena + 2 colheres de creme hidratante;
- Como preparar: ferver 1 xícara de água e adicionar a camomila. Tampar e deixar em repouso durante 10 a 15 minutos. Depois, colocar o chá numa panela e adicionar as 2 colheres de maisena e levar ao fogo durante alguns minutos até que a mistura adquira a consistência de máscara de cabelo. Deixar a mistura arrefecer e misturar com o creme hidratante.
V
Passo-a-passo para fazer uma hidratação caseira
As hidratações caseiras, quando feitas de forma correta, podem resultar tão bem quanto as hidratações feitas no salão. A diferença está muitas vezes nos detalhes e por isso ela deve ser feita da seguinte forma:
- Começar por lavar bem o cabelo com um shampoo à escolha;
- Retirar o excesso de água do cabelo usando uma toalha ou papel toalha ou toalhas de microfibra, que evitam o frizz e reduzem a eletricidade estática;
- Desembaraçar o cabelo com uma escova ou pente e separar o cabelo em diferentes partes usando piranhas;
- Depois começar a aplicar a máscara na parte de baixo do cabelo, mecha por mecha e de cima para baixo, evitando passar muito perto da raiz;
- Deixar a máscara caseira atuar por 20 minutos. Para potenciar o efeito da máscara, pode-se optar por enrolar uma toalha na cabeça ou usar uma touca térmica.
Por fim, deve-se retirar toda a máscara com água abundante e pentear e secar o cabelo como normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário