Como fazer leite de arroz caseiro: Aqui vai uma receita super prática e fácil, especialmente para quem deseja diminuir o leite na alimentação, assim como para quem deseja diminuir a gordura.
Veja como fazer leite de arroz em casa e se surpreenda com os benefícios deste produto em sua dieta. Certamente você vai adorar, especialmente os leites de arroz achocolatado.
Atualmente existe um número crescente de pessoas com intolerância à lactose. Isso se deve ao consumo excessivo do leite em toda nossa dieta. Pois quase tudo leva leite direta ou indiretamente.
Isso acontece porque a indústria usa o soro do leite, a gordura e a proteína em diversas preparações além do leite e derivados.
Mas para além de uma ideia de substituição, o leite de arroz é realmente saudável, pois apresenta todos os nutrientes do arroz em uma bebida clara e saborosa. Que não só serve para ser bebida diretamente, como também pode ser usada para preparar bolos, pães e biscoitos.
Vale lembrar que apesar de chamarmos de leite, o nome correto para esta preparação é extrato de arroz. Porém usamos o nome de leite pelo apego ao produto e por facilitar o entendimento de sua finalidade.
Como fazer leite de arroz caseiro
Já existem vária marcas de leite de arroz em caixa no mercado, porém são muito caros. O que jamais vai justificar uma embalagem tetra Pack a mais no lixo e o alto custo. Certamente você vai se surpreender com a facilidade de preparar este leite vegetal.
Existem duas formas de fazer o leite de arroz, experimente as duas e avalie qual você gosta mais. Você também pode experimentar diversos tipos de arroz, como o tipo1, integral, cateto, jasmine, entre outros.
Embora as receitas sejam diferentes, ambos apresentam os mesmos ingredientes que estão na lista abaixo.
Ingredientes
- 1 xicara de arroz de sua preferência;
- 8 copos de água;
- 1 pitada de sal e 2 de açúcar (opcional) ou meia ameixa (opcional).
Como fazer leite de arroz caseiro: Modo de preparo
Para preparar é super simples e a diferença nas receitas é se o arroz será cozido ou não. Ambos rendem leites diferentes mesmo com o mesmo tipo de arroz. Pessoalmente prefiro o leite de arroz cru. Vamos ao modo de preparo passo a passo.
Primeiramente deixe o arroz de molho por 8 horas. Em seguida remova a água do molho e bata num liquidificador todos os ingredientes até homogeneizar.
Se você quiser fazer com arroz cozido, basta cozinhar o arroz até secar. Em seguida bata com os demais ingredientes.
Por fim, você deve peneirar bem com um voal. Neste ponto vai sobrar um pouco de resíduo do arroz que pode ser usado para preparar pães, biscoitos ou para colocar na horta.
O fato é que com apenas uma xícara de arroz você consegue mais de 2 litros de uma saudável e saborosa bebida.
Lembrando que você pode misturar o leite de coco com o leite de arroz, trazendo muito ais gordura e sabor ao seu leite.
Vantagens do leite de arroz
Existem inúmeras vantagens do leite de arroz, entre elas a facilidade de produção.
- Por ser uma bebida vegetal oferece mais tempo de conservação. Mesmo sendo preparada de forma caseira;
- Pode ser obtido de vários modos e de vários tipos de arroz;
- Pode ser feito todo dia em menos de 15 minutos;
- Tem menos gordura, portanto é ótimo para dietas restritivas de lipídios;
- Tem fibras, especialmente se produzido do arroz integral;
- Rico em amido, sendo ótimo para fazer papas e mingau;
- Rico em vitamina A, B3, B2, B9, fósforo, cálcio, potássio e magnésio;
- Não possui lactose nem proteínas do leite de vaca.
Outros usos do leite de arroz
O leite de arroz é muito utilizado em cosméticos e pode ser empregado para clarear e hidratar. Para isso basta fabricar seu super leite de arroz e em seguida aplique com algodão em áreas que precisem de atenção. Deixe a pele bem úmida com o leite vegetal, em seguida adicione um a boa quantidade de óleo vegetal para manter a hidratação.
Certamente você vai notar muitos benefícios com esta prática. Aproveite.
Gostou desta dica? Então não deixe de compartilhar com amigos e familiares e comentar logo abaixo. Pois certamente eles irão agradecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário