Saiba como fazer sal de ervas e crie temperos saudáveis e deliciosos para suas receitas. São receitas super simples e de fácil uso que certamente vão fazer sucesso em sua casa.
Ao ler este artigo você vai saber como melhorar seus consumo de sal e ainda vai aprender a ajudar um ente querido ou amigo que esteja com problemas de hipertensão ou afins.
O sal de ervas pode ser usado tanto no preparo como na mesa para temperate na hora. Além disso é um produto super valorizado e que você pode fazer para vender. Não é legal?
Apenas para lembrar: Não adianta nada consumir grandes quantidades de sal de ervas e passar do ponto. A ideia é usar o mesmo volume de sal que você usava antes ou até menos.
O Sal é o tempero mais suado no mundo e ele não é só saboroso, pois é essencial para nosso organismo ter os níveis de sódio adequados. Por outro lado nossa alimentação é carregada desta substância, especialmente quando falamos de produtos INDUSTRIALIZADOS.
Além disso, nosso paladar se vicia no sabor salgado perdendo a sensibilidade ao longo dos anos. Por isso é mais comum que a gente consuma muito mais sal do que nosso corpo precisa.
O resultado disso é são doenças como a hipertensão, por exemplo. Este mal já atinge cerca de 24,7% da população brasileira e está em crescimento.
Consumo diário de sódio
Outro fato importante é que o sal além de ser um tempero saboroso é um ótimo conservante, por isso produtos embalados e congelados tendem a ter uma concentração maior, assim como carnes e vegetais em conserva salina.
Quase todos os produtos industrializados têm uma quantidade muito além da nossa necessidade. Entre eles está o miojo que possui o dobro da necessidade diária de sal recomendada pela OMS que é de 4g.
O consumo de sódio diário deve ser entre 500mg e 2000mg para INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS.
Então se você consome 1 único miojo não deveria consumir mais nenhum grama de sal durante todo o dia. Louco isso, não é? Pois é a realidade e todos precisam sabe disso, especialmente porque ninguém consome apenas um macarrão instantâneo. Sempre rola uma sardinha enlatada, uma salsicha ou carnes com mais sal ainda.
Não vou nem falar da lasanha de forno e outros produtos congelados que são deliciosos, porém precisam ser consumidos com muita atenção.
Outra fonte inevitável de sódio são os refrigerantes, especialmente os tipo Cola. além de serem carregados de açúcar possuem bastante sódio em sua composição.
Mas não se alarme tanto, até o final desta postagem teremos dicas in falíveis para você ajustar a quantidade de sódio em sua alimentação com receitas mais simples e fáceis de fazer.
Vantagens de usar o sal de ervas
Menos sódio: Com o sal de ervas você vai consumir menos sódio e ter mais sabor pois a s ervas ajudam a espandir o sabor salgado e adicionam aromas de especiarias.
Mais saúde: Ao adicionar ervas nas receitas or prato ganham substâncias benéficas como o eugenol do orégano, por exemplo. Que além de ser anti fúngico é anti oxidante e combate o envelhecimento precoce.
Mais sabor: Você pode preparar duas ou três receitas de sal temperado e usar em receitas diferentes. Então mesmo que você prepare um simples arroz todos os dias, ele pode ter nuances e sabores diferentes todos os dias.
Entre as ervas e vegetais você pode usar uma lista praticamente infinita. Vai depender da disponibilidade na sua região e seus temperos prediletos. Se você gosta de comida apimentada, então adicione flocos de pimenta calabresa ou pimenta caiena em pó.
Se você é daquelas ou daqueles que curte mais cor, experimente adicionar cúrcuma, colorau, beterraba em pó e páprica picante, defumada ou doce.
Explore o pós de alho, gengibre, cebola, pimenta, pimentão, assim como estes mesmo vegetais em flocos. Das ervas temos o tomilho, endro, sálvia, coentro, salsa, cebolinha seca, manjericão, orégano, hortelã e outros.
De sementes temos pós de semente de coentro, semente de mostarda, cominho e outros.
Para qualquer receita indicamos o sal marinho, porém você também pode usar o sal rosa do himalaia, sal kosher, sal negro e a flor de sal.
Assim como você pode usar o sal grosso triturado em casa. O importante é que você escolha os temperos mais novos e frescos possível, de preferência recém moídos.
Outro sal que pode ser utilizado é o sal light, aquele que tem 50% a menos de sódio e é uma excelente alternativa para diminuir ainda mais a ingestão de sódio da sua família.
Receitas de sal de ervas
As receitas a seguir foram feitas para fabricar grandes quantidades, porém você pode alterar as proporções para experimentar quantidades menores. Especialmente se sua família não for grande.
Sal de ervas para mesa
Esta receitinha é ideal para o sal da mesa. Aquele que a gente usa para temperar a comida na hora. Para elaborar basta pegar os ingredientes abaixo e bater no modo pulsar em um liquidificador. Veja os ingredientes a seguir.
1 xícara de chá de sal
Uma xícara de chá de Manjericão
Uma xícara de chá de orégano
IMPORTANTE: Use um liquidificador velho, pois o sal deixa as lâminas cegas.
Sal de ervas para feijão
Esta receita é para fazer aquele feijão bem gostoso com sabor de defumado. Ideal para o mulatinho e
1 xícara de chá de sal
1/2 xícara de pó de alho
1/2 xícara de chá de salsinha
1 colher de sopa de cominho em pó
2 colheres de chá de louro em pó
2 colheres de chá de fumaça em pó
Como fazer Sal de ervas para salada
Este sal é ideal para temperar saladas ou fazer os molhos. Além disso é super saudável e ótimo para fazer diversos tipos de receita como arroz, por exemplo.
1 xícara Sal rosa do himalaia
1 xícara de orégano
1/2 xícara alecrim em pó
1/2 xícara de tomilho em pó
Sal de ervas para peixe e frango
1 xícara de sal marinho
1 xícara de Alecrim
1/2 xícara de Oregano
1/2 xícara de Salsa
2 colheres de sopa de Limão desidratado
1 colher de sopa de alho em pó
Como fazer Sal de ervas para carne
1 xícara de sal marinho
1 xícara de Páprica defumada
Uma xícara de Alecrim
1/2 xícara Manjericão
1/2 xícara Sálvia
1 colher de sopa de alho em pó
Muito legal não é mesmo? Esta é uma dica especial para que curte criar e inovar nos sabores em casa. Assim como que m tem vontade de empreender e fazer temperos especiais. Pois apoiamos 100% esta ideia, especialmente se a inspiração surgiu aqui!
Se você montou ou está pensando em montar usa marca de temperos gourmet, comenta ai em baixo, vamos ficar bem felizes em saber.
Veja como desidratar ervas em casa e prepare seus próprios temperos em casa. Uma forma criativa e fácil de elaborar seus sais de ervas com plantas da sua casa. Não é legal? Clique na imagem ou no link abaixo e aproveite agora mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário