Nem todos os tipos de suculentas exigem sol pleno para sobreviver. Algumas plantinhas dessa categoria se desenvolvem bem na sombra, desde que tenham acesso a uma boa claridade para fazer a fotossíntese. Conheça as melhores espécies de suculentas para cultivar na sombra.
Algumas áreas da casa, ou mesmo do apartamento, não recebem incidência direta de luz solar. Mesmo com essas condições, algumas plantinhas se desenvolvem e não necessitam de tanta manutenção. E para deixar as plantas ainda mais bonitas, você pode usar vasos de cimento, de barro ou graciosos cachepots coloridos.
Antes de apresentar a lista de suculentas, você precisa entender o conceito de iluminação. Existem as espécies de sol pleno (que necessitam de pelo menos 4 horas de sol por dia), as de meia sombra (que sobrevivem com luz filtrada) e as de sombra (que se desenvolvem com pouquíssima claridade).
Suculentas recomendadas para cultivar na sombra
Veja, a seguir, as suculentas que podem ser cultivadas em ambientes de meia sombra:
1 – Aloe pepe
A Aloe pepe é uma suculenta de fácil cultivo e que gosta de ambientes com meia sombra. A planta foi desenvolvida a partir do cruzamento de duas espécies de Madagascar. É, portanto, um híbrido anão que forma roseta com suas folhas. Geralmente uma mesma Aloe pepe dá várias mudinhas laterais.
2 – Haworthia turgida
Com suas folhas pequenas e inchadas, a Haworthia turgida leva um pouco de verde para qualquer móvel da sua casa. É uma planta que armazena muita água e não precisa de sol direto para se manter bonita.
3 – Haworthia magnifica
Outro exemplar que não pode faltar na sua coleção de suculentas é a Haworthia magnifica. Ela possui as mesmas características da Haworthia turgida, exceto pelo fato de suas folhas serem menores.
4 – Haworthiopsis Angustifolia
Com folhas rígidas e de um tom de verde mais escuro, a Haworthiopsis Angustifolia transborda graciosidade. Você pode colocar essa planta em um vasinho colorido e obter um contraste incrível.
5 – Haworthiopsis limifolia
A principal característica da planta são suas folhas rígidas em espiral. Existe uma variação dessa mesma espécie que é muito popular nas casas brasileiras, chama-se “Twister”.
6 – Haworthia cooperi Truncata
Essa plantinha, com aparência um pouco diferente, é originária da África do Sul. Suas folhas são translúcidas, portanto, conhecidas popularmente como “folhas de vidro”.
7 – Haworthiopsis Koelmaniorum
Também nativa da África do Sul, essa suculenta tem folhas em forma de roseta, de um tom de verde acastanhado e escuro.
8 – Haworthia Limifolia
A Haworthia Limifolia é bastante resistente e de fácil cultivo. Ela tem a possibilidade de florescimento entre a primavera e o outono. As flores são brancas e com formato de sino.
9 – Haworthia Attenuata
Também conhecida como rabo de tatu, a Haworthia Attenuata tem folhas pontiagudas, rígidas e com listras. É uma escolha perfeita para ambientes internos com pouca iluminação.
10 – Haworthia truncata
A Haworthia truncata, ou dente de cavalo, é conhecida por suas folhas retangulares e dispostas em duas fileiras opostas. A plantinha integra a sua coleção como uma opção que foge do tradicional formato de roseta das outras suculentas de sombra.
11 – Crassula ovata
A Crassula ovata, ou simplesmente planta jade, é uma opção para se cultivar tanto em meia-sombra como em sol pleno. Quando colocada em ambiente sombreado, suas folhas espessas e ovaladas ficam mais verdinhas.
12 – Delosperma lehmannii
A delosperma lehmannii se diferencia das outras plantas suculentas porque precisa ser mais hidratada, ou seja, requer mais regas para sobreviver. Suas folhas pequenas chegam a pender, criando um efeito incrível na decoração.
13 – Aloe Humilis
É uma suculenta de pequeno porte e com crescimento lento. Suas folhas formam um desenho belíssimo e ornamental.
14 – Haworthia Cymbiformis
Também chamada de janela de catedral, essa planta tem folhas “gordinhas”, dispostas no formato de roseta. Ela pode atingir até 8 cm de altura.
15 – Echeveria Crispate Beauty
É um híbrido da Echeveria Lilacina, popularmente conhecida como rosa-de-pedra. Suas folhas são crespas, esbranquiçadas e com pontas rosadas.
16 – Peperomia rotundifolia
Também chamada de colar de lentilhas, essa espécie é perfeita para quem gosta de plantas pendentes. Suas pequenas folhas arredondadas pendem e criam um efeito deslumbrante na decoração.
17 – Hatiora salicornioides
A Hatiora salicornioides, ou ossos dançantes, é uma planta que pertence à família dos cactos. Ao contrário das cactáceas populares, essa espécie aprecia locais sombreados. Em seu habitat natural, costuma crescer no tronco das árvores.
Na medida em que Hatiora salicornioides se desenvolve, os seus caules ficam pendentes e criam um belíssimo efeito ornamental. Aprecia luminosidade indireta e difusa.
Dica: Observe as folhas da suculenta. Se elas possuem um tom de verde escuro, provavelmente elas são plantinhas de sombra e não necessitam de sol forte.
Como cuidar das suculentas de sombra?
- Prefira cultivar as plantinhas em vasos de barro, pois isso ajuda na drenagem
- Ainda se tratando do recipiente de cultivo, opte por vasinhos largos e fundos, pois as raízes são grossas e as suculentas de sombra sempre dão muitas mudas.
- Escolha um substrato aerado e drenável
- Essas plantas não sobrevivem em ambientes escuros. Escolha cantinhos da casa que recebem muita claridade, mas sem sol forte.
- No que diz respeito às regas, a recomendação é molhar o substrato sempre que ele estiver bastante seco.
- Excesso de água resulta no apodrecimento de cactos e suculentas. Portanto, não exagere na quantidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário