segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Como plantar alecrim em casa


como plantar alecrim (9)
O alecrim é uma erva aromática muito valorizada em receitas culinárias diversas. Pois além de dar mais sabor tem um aroma inconfundível e ai que está o seu grande diferencial. No entanto nem sempre encontramos esta erva maravilhosa nos mercados. E ao contrário do que todos pensam, é muito mais fácil cultivar em em casa do que se imagina. Por isso fica com a gente e vamos ver dicas de como plantar alecrim em casa.
O alecrim (Rosmarinus officinalis L.), nativa do mediterrâneo, é conhecido pelos seus benefícios desde a antiguidade. Seu aroma é muito buscado para aumentar a concentração, além disso é muito usado por ter diversas substâncias benéficas como os cânfora, taninos, etc. Ainda hoje é muito utilizado como antisséptico, antioxidante e por ativar a circulação sanguínea.
O nome popular, alecrim, deriva de alegria e não é à toa. Pois entre seus inúmeros benefícios se encontra a capacidade de combater a depressão. Por isso, se estiver triste ou deprimido, sempre leve consigo um ramo de alecrim ou o óleo essencial desta plantar. Certamente você percebera uma grande mudança do seu estado de espírito.

Como plantar Alecrim em casa

Sabendo de todos estas maravilhas, vamos ao que interessa. Aqui vamos dizer todas as dicas essenciais para você ter um ou mais pés de alecrim em sua casa e fazer uso diário em receitas, decorações, arranjos e até para levar consigo.

Solo para plantar alecrim

O solo precisa ser muito bem drenado para evitar que as raízes apodreçam e deve ser rico em matéria orgânica, no caso o solo comum de jardinagem 2 para 1 de húmus e argila, respectivamente.
Como plantar alecrim

Água e luz

O alecrim precisa de sol, porém o solo não pode ficar muito seco. É muito comum tentar plantar alecrim em apartamento que não tem muita insolação e a planta não resistir à umidade ou ao vento. A rega precisa ser realizada apenas quando o solo estiver seco ou as folhas estiverem murchando.
Como plantar alecrim
O alecrim só deve ser regado caso o solo apresentar secura e deve ter aproximadamente 8 horas de sol direto nas folhas.

Como fazer mudas para plantar alecrim

A propagação do alecrim se dá por estacas com tamanho entre 10 a 15 centímetros. Enterre os ramos cerca de 3 a 4 centímetros no solo e espere até 2 meses para o enraizamento. Não é necessário rega constante pois o alecrim é afeito a ambientes mais secos, portanto só regue se o solo apresentar sequidão. Caso contrário o ambiente estará ideal para a o desenvolvimento das mudinhas.
Como plantar alecrim
Para facilitar o enraizamento e evitar que a planta apodreça no solo, remova as folhas do alo que ficara fincado ao solo.
Algumas pessoas conseguem enraizar o alecrim colocando as mudas em um copo d’água, porém como disse anteriormente, ele não é amigo de água abundante, sendo possível este método apenas para algumas espécies e em ambientes muito secos.

Como podar o alecrim

O ideal é realizar cortes nos aramos superiores, assim você~e garante que as mudas remanescentes vão se bifurcar e deixar a planta menos alta, porém mais volumosa. Apenas cuidado para não sobrecarregar seu pé de alecrim, pois o seu crescimento é lento e os cortes em excesso podem deixar a planta suscetível a fungos e desidratação dos ramos.

Uso culinário do alecrim

O alecrim é muito desejado por dar um frescor ao alimento e isso ocorre por conta da cânfora presente em suas folhas. O alecrim vai muito bem em molhos e até para marinar carnes e vegetais. Para isso, basta colher 2 a 3 ramos. Em seguida retire as folhas, pique ou use os ramos inteiros.
Caso você queira ressaltar ainda mais o aroma, use no final do preparo como qualquer outra erva.
O azeite com alecrim é muito simples de fazer, basta colocar os ramos num recipiente e encher de azeite, deixe curar por uma semana para que o aroma se intensifique.
Há também que curta fazer uma decoração com os ramos frescos sobre o alimentos, só de imaginas dá fome. Certamente seu prato vai ficar com um ar muito mais profissional e requintado.
Pão com alecrim na massa é uma maravilha, não deixe de experimentar!

Alecrim como repelente

O uso do óleo essencial do alecrim é muito comum na cosmética, pois além de ter um aroma delicioso, tem propriedades antifúngicas e repelente para insetos. Se você curte fazer seus cosméticos naturais em casa, considere usar o óleo essencial para incrementar ainda mais sua receitas.
Não é raro ver receitas especiais com uso do alecrim in natura, como em sabões e sabonetes artesanais por exemplo. Aqui mesmo já fizemos um post bem legal de como fazer um sabão de alecrim maravilhoso
.como fazer saão de alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário