Os aromatizadores podem ser colocados em qualquer cômodo da casa, eles garantem o cheiro agradável e deixam o ambiente ainda mais aconchegante. Só é preciso ter cautela ao escolher as essências, cada uma delas é específica para um lugar da residência, as mais fortes devem ser usadas para perfumar a sala e o banheiro, as mais suaves para o quartos e as cítricas para a cozinha.
Como fazer Aromatizador de ambiente caseiro?
São muitas opções de fragrâncias naturais, é possível utilizar frutas, temperos e ervas para fazer os aromatizadores. Veja o passo-a-passo de 10 opções de aromatizador de ambiente caseiro.
1 – Aromatizador de laranja, cravo e baunilha
Ao misturar a laranja com a baunilha, o aroma não fica tão cítrico, sendo ideal para salas.
Materiais
- Aparelho de fondue (cerâmica)
- 500ml de água quente
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 laranjas
- 1 colher de sopa de cravo da índia.
Como fazer
Coloque todos os ingredientes no recipiente de cerâmica, acrescente a água e deixe o fogo do aparelho aceso. Conforme a água for evaporando, o perfume irá se espalhar pela casa. É preciso vigiar o aromatizador a todo instante para evitar que a água seque e os ingredientes queimem.
2 – Aromatizar de limão e alecrim
O limão e o alecrim resultam numa fragrância natural muito agradável, esse aromatizador pode ser colocado na cozinha. Acrescentar uma colher de chá de baunilha é opcional.
Materiais
- 2 limões
- Alguns ramos de alecrim
- 500ml de água
- Pote de vidro
Como fazer
Corte o limão em rodelas e coloque no fogo com os demais ingredientes. Assim que a água ferver coloque o aromatizador no pote de vidro e feche com uma tampa, deixe descansar por algumas horas.
3 – Aromatizador de pinho, limão e cedro
Materiais
O pinho e o limão possuem aromas frescos e que remetem a limpeza. Esse aromatizador mantém o banheiro sempre com cheiro agradável.
Materiais
- 1 recipiente de vidro
- Folhas de cedro
- Ramos de pinho
- 1 limão
- 400ml de água
Como fazer
Corte o limão em rodelas e leve ao fogo junto com os demais ingredientes. Espere a água ferver e então desligue o fogo. Deixe esfriar por alguns minutos, coloque no recipiente de vidro e adicione mais folhas de cedro e algumas gotas de limão.
4 – Aromatizador de lavanda
Para utilizar aromatizador nos quartos é preciso que a fragrância utilizada seja bem suave, para não causar enjoo ou interferir na qualidade do sono, a lavanda é ideal.
Materiais
- 200ml de álcool de cereais
- 50ml de essência de lavanda
- 100 ml de água
- Palitos de churrasco
- Corante (qualquer cor)
- 1 frasco (pode reutilizar o pote de sabonete líquido)
Como fazer
Misture a essência, a água, o álcool e o corante. Coloque no frasco, tampe e deixe no freezer por 3 dias. Retire do freezer e espere que ele se torne líquido novamente. Enquanto isso, retire as ponta dos palitos. Insira os palitos no frasco e deixe o aromatizador num cantinho que seja longe da cama.
5 – Aromatizador de erva doce
O aroma da erva doce é suave e combina com qualquer ambiente, quartos, salas, cozinhas, consultórios e escritórios.
Materiais
- 200ml de álcool de cereais
- 50ml de essência de erva doce
- 100 ml de água
- Palitos de churrasco
- 1 frasco
Como fazer
Misture todos os ingrediente e coloque num pote com tampa. Reserve e deixe em um local longe da luz por três dias. Corte a ponta dos palitos e coloque no frasco junto com o líquido do aromatizador, em seguida acrescente as folhas de erva doce para decorar.
6 – Aromatizador de limão, baunilha e hortelã
Outra dica é o aromatizador que leva limão siciliano, baunilha e hortelã fresca. Essa combinação libera um cheiro fresco e adocicado ao mesmo tempo.
Materiais
- Vodka
- 3 Favas de baunilha
- 2 limões siciliano
- Punhado de hortelã
- 3 Frascos de conserva
Como fazer
Lave e seque as folhas de hortelã. Em seguida coloque-as dentro de um frasco de vidro de meio litro com vodka.
Pique a fava de baunilha em pedaços de 2,5 cm. Junte os pedaços dentro de um pote de vidro com Vodka.
Remova a casca do limão e coloque-a dentro de um frasco de vidro com Vodka.
Tampe os três potes e deixe cada uma das misturas descansar por um mês. Após esse período, coe e transfira um pouco de cada extrato para recipientes menores. As porções não utilizadas devem ser mantidas nos frascos originais.
7 – Aromatizador de amêndoas
O perfume da amêndoa combina com diferentes ambientes da casa, inclusive sala de estar e cozinha. Veja como preparar:
Materiais
- 15 amêndoas
- 2 xícaras de Vodka
- 1 frasco de vidro
Como fazer
Coloque as amêndoas numa panela e ferva por um minuto. Escorra a água e seque-as com papel toalha. Descasque as amêndoas e pique-as dentro do pote de vidro. Despeje a vodka e coloque a tampa. Deixe a mistura descansar em local fresco e escuro por seis semanas.
8 – Maçã, canela e anis-estrelado
Entre os aromas prediletos do inverno, vale destacar a combinação de anis-estrelado, maçã e canela. A fruta deve ser cortada em fatias finas e colocada dentro de um recipiente de vidro, junto com as especiarias e água.
9 – Aromatizador em pó
Nos Estados Unidos, o tradicional aromatizador líquido é substituído por um pó perfumado, aplicado no carpete e no tapete. Veja a receita:
Materiais
- Bicarbonato de sódio
- alecrim seco
- óleo de lavanda
Como fazer e usar
Misture todos os ingredientes. Em seguida, aplique o pó sobre a superfície e deixe agir por 20 minutos. Use um aspirador de pó para remover o aromatizador.
10 – Difusor de ambiente caseiro
Para manter a casa cheirosa, vale a pena fazer um difusor a base de essência, água e bebida alcóolica. Tenha em mente que, quanto menor o gargalo do recipiente de vidro, mais tempo o líquido leva para evaporar.
Materiais
- Recipiente de vidro
- Óleo essencial da sua preferência
- Varetas de madeira
- Vodka
- Água
Como fazer
Adicione 12 gotas de óleo essencial dentro do frasco de vidro. Acrescente 1/4 de água e um pouco de Vodka. Coloque as varetas nessa solução e deixe o recipiente aberto para que o perfume possa se espalhar no ambiente. Vire as varetas pelo menos uma vez por semana.
No difusor caseiro você pode combinar óleos essenciais e deixar a casa com um cheiro incrível. Alecrim e limão, canela e laranja, noz moscada e gengibre, lavanda e camomila e manjericão e citronela são algumas misturas aromáticas possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário