Aqui você vai ter 1 receita maravilhosa que você não vai se arrepender em testar.
Sem dúvida o detergente é um dos itens que utilizamos com mais frequência em casa. Assim como os sabões e sabonetes sólidos, ajudam a manter a higiene e proteger nossa saúde preventivamente.
Sabendo disso, a indústria cria uma enorme variedade de produtos para atender nossos anseios, porém os mesmos apresentam química excessiva. Além disso, as fabricas precisam repassar ao cliente o custo de embalagem e marketing, deixando os produtos caros e nocivos ao meio ambiente.
Por isso, quando se fabrica detergente em casa, acaba-se criando um atalho para se ter todos os benefícios do produto sem gerar tanto custo para a sociedade.
Materiais: Como fazer detergente em casa
Para a primeira receita de detergente do blog, você vai precisar dos seguintes materiais:
- 200 gramas de sabão de coco em barra;
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
- 50 mililitros de álcool etílico à 20%;
- 10 mililitros de óleo essencial ( o aroma que você mais gostar);
- 3 litros de água Recipientes que podem ser garrafas de detergente vazias ou garrafas PET;
- 1 ralador culinário;
- 1 panela grande.
Passo a passo
Para iniciar sua incrível fábrica de detergente, coloque toda a água para ferver na panela em fogo médio. Em seguida, adicione o sabão de coco ralado e mexa até dissolver bem!
Logo após dissolver todo o sabão adicione os demais ingredientes, exceto o óleo essencial e mexa bem até ficar tudo uniforme por aproximadamente 5 minutos. Em seguida deixe o líquido esfriar um pouco para adicionar o óleo essencial.Desta forma o óleo essencial não perde o aroma por conta do calor!
Pronto! Agora é tampar a panela e esperar esfriar para poder envasar e utilizar. É impressionante como é mais fácil que fazer sabão, pois não exige proteções especiais ou o tempo de preparo é infinitamente menor.
Vantagens de fazer seu detergente em casa
O detergente caseiro é muito mais barato que o industrial, como falamos anteriormente. Porém ele produz menos espuma em seu uso, pois os detergentes industriais possuem substâncias que tem como objetivo produzir muita espuma. Estas substâncias, como o lauril, por exemplo.
Tais aditivos não ajudam em nada a limpeza. No entanto são utilizadas para causar a impressão de eficácia apenas por conta da espuma.
Outra grande vantagem é o fato de serem menos nocivos ao meio ambiente e ao corpo, pois tem menor quantidade de substancias alergênicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário