sábado, 25 de abril de 2020

Como limpar tapete sem esforço: aprenda 6 truques


Os tapetes são ótimos para decorar ambientes. Sendo assim, descubra como fazer a limpeza dessas peças com praticidade.

Acordar e colocar os pés em um tapete macio é uma sensação ótima, concorda? Ele deixa o ambiente mais confortável e ainda ajuda na decoração da casa. Por outro lado, o acúmulo de poeira pode ser um problema, ainda mais para os alérgicos. Então, veja agora 6 ideias de como limpar tapete da melhor forma.
Em um lar com crianças ou pessoas que tem rinite, o tapete deve ser muito bem higienizado. Além disso, também é importante saber como remover aquelas manchas difíceis de maneira simples e rápida.
Descubra como limpar tapete com facilidade

Veja como limpar tapete com facilidade

Se você não abre mão de um tapete limpo e aconchegante, vai querer saber como fazer a limpeza corretamente. Assim, para garantir que seus tapetes estejam sempre em ordem, confira as dicas de hoje.

1- Detergente

As manchas de gordura podem ser mais difíceis para fazer a remoção. Por isso, o detergente líquido é a ferramenta principal para limpar tapetes com esse tipo de sujeira.
Material:
  • ¼ de xícara de detergente líquido neutro;
  • 1 litro de água.
Instrução:
Misture o detergente na água na proporção indicada. Então, com a ajuda de uma escova macia, esfregue a espuma na mancha com movimentos circulares. Essa etapa vai remover todas as manchas presas nas fibras do seu tapete.
Feito isso, basta limpar a espuma com um pano úmido e aguardar a secagem. Se quiser que seque mais rápido, você pode utilizar um secador de cabelo.

2 – Bicarbonato de sódio

Se você manchou seu tapete com bebida ou comida, não se preocupe. O bicarbonato de sódio será uma grande ajuda nessa hora. Veja o que você pode fazer para remover essa sujeita com praticidade até mesmo de um tapete de crochê.
Material:
  • Bicarbonato de sódio;
  • Água oxigenada.
 Instrução:
Use o bicarbonato de sódio na limpeza com a água oxigenada, mas apenas em quantidade suficiente para o local manchado. Feito isso, deixe agir por alguns minutos.
Por fim, você apenas terá que remover a mistura com um papel seco, branco e sem tinta (evite jornais e revistas, por exemplo).
Atenção: Não esfregue a receita na mancha, porque isso pode espalhar a sujeira para outras partes do tapete.
Produtos como bicarbonato e vinagre facilitam a limpeza

3 – Limpeza a seco

Um dos problemas com a maioria das técnicas que mostra como limpar tapete é a necessidade de molhar a peça. Por ter um material mais robusto, a secagem é lenta e, dependendo, pode até causar manchas.
Por isso, veja como fazer a sua limpeza a seco em sua casa, sem correr o risco de mofar o seu tapete.
Material:
  • Amido de milho;
  • Bicarbonato de sódio.
Instrução:
Misture o amido de milho e o bicarbonato em proporções igual e espalhe sobre seu tapete. Essa dupla ajuda a absorver a sujeira que está impregnada nas fibras.
Deixe agir por alguns minutos e depois basta limpar com o aspirador de pó. Você também pode fazer esse procedimento com frequência, já que os ingredientes são baratos e o processo é fácil.

4- Limpeza de tapetes felpudos

Esses tapetes, em geral, são feitos de algodão, lã ou shaggy. Por isso, eles são macios e oferecem mais estilo para a decoração, mas nem todos sabem limpar essas peças, em especial um tapete para sala de estar que suja mais. Então, veja agora um truque de limpeza.
Material:
  • Detergente neutro;
  • Água.
Instrução:
Remova a poeira em excesso com um aspirador de pó. Feito isso, prepare a solução com detergente neutro e água, então passe na superfície. Para limpar, use uma escova macia, sempre na direção dos pelos.
Esse processo removerá até mesmo as manchas mais profundas. Então, você apenas precisa retirar a mistura com um pano úmido. Deixe o tapete em um ambiente arejado para secar completamente.

5- Vinagre para limpar tapetes encardidos

O vinagre é muito útil na cozinha e também para a limpeza da casa, sabia? Ele atua eliminando germes e removendo manchas. Por isso, esse produto é um excelente higienizador. Agora veja como limpar tapete com vinagre.
Material:
  • Vinagre branco;
  • Detergente neutro;
  • Água morna.
Instrução:
Em um balde de água morna, dilua o detergente neutro e coloque três xícaras de vinagre. Feito isso, aplique essa solução na área encardida do seu tapete, esfregando delicadamente.
Para finalizar, limpe com um pano umedecido e deixe secar. Caso seja preciso, repita o processo.

6- Uso de amaciante

Além de limpar o seu tapete, em especial os com pelo alto, esse truque ainda deixa um cheiro ótimo na peça. Confira o passo a passo para fazer essa limpeza com facilidade.
Material:
  • Amaciante de roupas;
  • Detergente neutro;
  • Água.
Instrução:
Em um recipiente, coloque água, o detergente neutro e o amaciante, deixando a mistura mais aquosa. Após isso, umedeça seu tapete e passe uma escova macia na direção dos pelos. Por fim, use um pano úmido para remover a espuma e deixe secar.
Com esses 6 truques de como limpar tapete sem esforço, sua casa ficará muito mais perfumada e organizada. Então, escolha a melhor receita e comece sua faxina hoje mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário