Estas dicas vão acabar com os odores indesejados e deixar a casa perfumada
Entrar em um ambiente com aroma agradável é sinônimo de felicidade e bem-estar. Os sentidos são aguçados quando o acúmulo de maus odores é eliminado. O ar fica mais leve, a respiração mais fácil e a boa fragrância promove um bálsamo físico e psicológico. Portanto, entenda como deixar a casa cheirosa pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.
Os cheiros podem estimular algumas partes do cérebro que são capazes de fortalecer as defesas do organismo, eliminar o estresse, agir contra ansiedade e promover uma pura sensação de bem-estar. Isso não é história para boi dormir! A técnica dos aromas é usada no oriente como aliada para a boa saúde. A aromaterapia utiliza óleos essenciais não só para promover o bem-estar nas pessoas, mas também, para atrair boas energias em uma casa.
Partindo desse princípio, é vista a importância de manter uma casa cheirosa e agradável para os moradores e também visitantes.
Truques de como deixar a casa perfumada
Imagine um quarto, sala, cozinha e banheiros tão perfumados que os visitantes querem saber o que você faz para manter aquele aroma agradável.
O fato é que existem truques que devem ser cultivados sempre. Uma casa, por mais limpa e cuidada que seja pode conter odores indesejados, especialmente quando se prepara os alimentos ou deixa as janelas fechadas da noite para o dia.
Os banheiros são ambientes que requerem muita atenção, já que neles costumam se concentram maus odores. Todavia, isso não é uma missão impossível. Confira pequenos hábitos e dicas que podem ser usadas para espalhar aromas incríveis pela casa.
1- Difusores elétricos
Em matéria de como deixar a casa cheirosa, essa técnica é uma das melhores, isso porque a casa fica com um aroma agradável por muito mais tempo.
O mecanismo funciona da seguinte forma:
Um aparelho é ligado na tomada elétrica, um aroma líquido é colocado dentro, onde ficará exalando pela casa até o término desse conteúdo. Depois, você pode repor.
Os óleos essenciais podem ser comprados em lojas especializadas ou pela internet. São muitas as fragrâncias, cada um com um objetivo. Por exemplo:
- Lavanda – Alivia o estresse.
- Bergamota – Bom para ansiedade, depressão e má digestão;
- Camomila – Acalma, reduz a tensão muscular e o estresse;
- Eucalipto – É bom para melhorar a respiração, gripes, dores de cabeça e tensão muscular;
- Canela – Combate o cansaço físico e mental;
- Limão – Ideal para aumentar a concentração;
- Sândalo – Aumenta a libido;
- Laranja – Reduz o estresse, melhora o sono e proporciona bem estar;
- Hortelã – Promove mais energia;
Existem infinitos tipos de aromas, cada um, pode ser usada em diferentes cômodos da casa.
2- Aromatizadores de varetas
Essa estratégia virou uma febre de alguns anos para cá, especialmente porque promove um cheiro agradável na casa, mas também, é um objeto de decoração para deixar em cima de uma cômoda.
No geral, são compostos por um recipiente de vidro, líquido cheiroso e umas varetas de madeira. O aroma que está no conteúdo penetra na madeira e vai exalando pelo ambiente.
É muito comum ver esse tipo de aromatizador em hall de entrada e banheiros. O cheiro costuma ser bastante acentuado no começo, com o passar o tempo, vai perdendo a força.
A durabilidade comumente é de 1 mês, mas pode durar mais.
3- Sprays aromatizadores
Essa modalidade é muito conhecida pela maioria das pessoas, existem muitos produtos no supermercado que inclusive, cumprem esse papel de alterar os odores temporariamente.
Os sprays são muitos usados em banheiros, com o passar do tempo, eles ganharam sofisticação e hoje, é possível encontrar vários aromas com fragrâncias importadas em perfumarias e lojas de decoração.
O fato é que essa alternativa não mantém a casa perfumada por muito tempo. O efeito é por alguns minutos. Para que o espaço continue com essa fragrância, é necessário ficar borrifando seguidamente.
No entanto, não deixa de ser uma alternativa viável que cumpre o prometido e tem um excelente custo x benefício.
Borrifar banheiros, cozinhas e ambientes onde os animais de estimação ficam pode ser uma boa pedida para esse produto.
4- Saches perfumados
Simples, prático e econômico, pois você pode fazer em casa. Para isso, você vai precisar de:
- 500 gramas e sagu
- Essência da sua preferência
- Fixador de essência
- Saquinhos de tule ou organza
- Fita para amarrar
Coloque o sagu em uma vasilha, envolva bem eles com a essência e o fixador para que o cheiro dure por mais tempo. Coloque uma quantidade nos saquinhos e amarre.
Pode disponibilizar esses saches nas gavetas, armários, banheiro e demais cantos estratégicos da casa como decoração.
5- Maços de pau de canela
A canela possui um aroma muito agradável, é uma excelente alternativa de como deixar a casa cheirosa. Além disso, é barato e tem uma boa durabilidade.
Outra vantagem desse recurso é que você pode fazer arranjo com os paus de canela, ou fazer maços bonitos que servem também para a decoração dos ambientes.
A canela é ideal para ambientes que retém muitos odores como a cozinha.
6- Cascas de laranja e limão
Não jogue fora essa arma poderosa para eliminar maus odores da cozinha, além disso, o aroma dessas frutas cítricas é bastante agradável.
Para espalhar melhor o cheiro, faça o seguinte:
– Ferva as cascas para liberar ainda mais os aromas, dessa forma, todo o mau odor causado por restos de comida e frituras vão embora. Se quiser, pode acrescentar cravo ou canela a fervura para intensificar o cheiro agradável.
7- Amaciante de roupas concentrado
Todo mundo tem em casa um tipo de amaciante, a maioria das pessoas adora esse cheiro.
Assim que finalizar a limpeza, ferva uma medida de amaciante para exalar o cheiro pela casa. Só essa ação, vai mudar o aroma da casa.
Além disso, é possível fazer uma mistura para borrifar pela casa usando:
- Meia xícara de amaciante
- Meia xícara de álcool
- Uma xícara de água
Misture bem e borrife na casa. Esse é uma alternativa para quem não tem uma fragrância específica para perfumar os ambientes.
8- Grão de café
Quem não gosta de um cheiro de café? O aroma chega a ser ludibriante, inclusive, já existem técnicas que utilizam o pó ou a borra de café para neutralizar odores.
O fato é que somente os grãos servem para dar um aroma muito especial pela casa, além disso, se usados em potinhos de vidros bonitos, podem inclusive decorar.
Para ativar o cheiro, pode-se colocar um vela no meio dos grãos e acender de vez em quanto. É um arranjo bonito, moderno e com um cheiro muito agradável.
9- Use neutralizadores de odores
Embora, todas as alternativas citadas de como deixar a casa cheirosa sejam benéficas, em certos casos é necessário usar uma estratégia para neutralizar alguns tipos de odores como:
- Vindos das lixeiras da cozinha e dos banheiros
- Frituras
- Animais de estimação
As casas que possuem cachorros ou gatos precisam redobrar a atenção, embora existam produtos específicos para tirar o cheiro, nem sempre funcionam sozinhos, é preciso um conjunto de ações.
A dica é usar ” bicarbonato de sódio” para reduzir esses maus cheiros. Dicas:
- Espalhe bicarbonato no fundo das lixeiras;
- Colocar uma quantidade em potinhos dentro da geladeira;
- Polvilhar bicarbonato nos tapetes da casa, bem como no sofá – Deixe alguns minutos e depois, passe o aspirador;
- Espalhar bicarbonato pelo colchão, deixe 20 minutos e aspire;
Em casas com animais de estimação, pode-se usar um pouco de bicarbonato para limpar o piso, ele remove os cheiros e deixa mais limpo. Mas, depois é importante passar um pano para retirar todo o produto.
10- Mantenha sempre a casa limpa
De nada adianta usar todas as técnicas acima se a sua casa não é higienizada adequadamente. É importante manter a limpeza semanal nos móveis, paredes, piso e janelas.
Se o sofá e as cadeiras forem de pano, cuidado para não molhar no ato da limpeza. Eles podem ficar malcheiroso depois.
Tapetes e carpetes devem ser lavados por profissionais, pois a limpeza feita de qualquer jeito pode gerar o famoso ” cheiro de cachorro molhado”.
Abrir a porta da sua casa e encontrá-la limpa e cheirosa é um oásis para relaxar. Agora que você já sabe como deixar a casa cheirosa, mãos a obra, pois para ter esse resultado sempre, é um trabalho constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário