quarta-feira, 25 de março de 2020

2 Dicas de limpeza da casa contra o coronavírus

O uso da água sanitária é uma das dicas de limpeza da casa contra o coronavírus

Quando devidamente diluída, a água sanitária é uma poderosa arma contra o coronavírus

O avanço do Covid-19 tem obrigado todo mundo a viver em isolamento social para evitar a propagação do vírus. Além disso, os cuidados com a limpeza da casa ajudam a combater o coronavírus.

A recomendação geral é para todo mundo ficar em casa, mas algumas pessoas não podem viver a quarentena e continuam trabalhando fora, como é o caso dos profissionais da saúde e de segurança pública. Ao voltar para casa, esses moradores precisam tomar alguns cuidados.


Como limpar a casa e prevenir o coronavírus?

Em algumas superfícies, como plástico e alumínio, o Covid-19 consegue sobreviver por até 3 dias. No papelão, a duração é de 24 horas. Já na poeira, a sobrevida do vírus é de 40 minutos a 2 horas.
Mesmo sem sair com frequência, as pessoas trazem o vírus para dentro de casa. Basta uma ida ao supermercado para trazer o Covid-19 na roda do carro, na chave e na sola do sapato. Por esse motivo, os critérios de limpeza antes de entrar em casa devem ser rigorosos.
Para evitar a proliferação do coronavírus, é muito importante seguir algumas orientações de limpeza dentro de casa. Confira:

1 – Mantenha o cabelo preso

Enquanto você estiver na rua, mantenha o cabelo preso. Essa regra já é comum em hospitais e em tempos de pandemia pode ser aplicada em outros contextos.

2 – Tire os sapatos

Ao chegar em casa, tenha o cuidado de tirar os sapatos antes de entrar e deixe-os numa sapateira DIY. A sola traz muitos vírus da rua, inclusive o Covid-19.
Imite o ritual dos japoneses na sua casa: tire os sapatos e peça para os outros moradores adotarem o mesmo hábito. Para desinfetar o solado, dissolva 200ml de água sanitária 2,5% em 5L de água e aplique na superfície contaminada.
Se for difícil convencer as pessoas a tirar os sapatos, deixe um pano umedecido com solução de água sanitária na entrada da porta.

3 – Lave as roupas

As roupas não têm tanto potencial de transmissão do vírus quanto os sapatos e os celulares, mas ainda assim precisam ser higienizadas corretamente.
Depois de chegar da rua, tire as roupas no quintal e coloque direto na máquina de lavar. Use água e sabão no processo de lavagem. Não permita que essas peças tenham contato com qualquer outro local da casa, como encosto da cadeira ou sofá. Ao tomar esse cuidado, você previne que o Convid-19 infecte os móveis e os tecidos.

4 – Lave as mãos

Depois de manusear as roupas e sapatos, é importante lavar as mãos com água e sabão. Esfregue bem as palmas e depois entre os dedos. Assista ao vídeo abaixo e aprenda como lavar as mãos com Dráuzio Varella:

Se não der para lavar as mãos antes de entrar em casa, a recomendação é aplicar álcool em gel 70% nas mãos e em outras superfícies que foram expostas, como celular, chave do carro e bolsa. Na falta de álcool, evite tocar as coisas antes de lavar as mãos.

5 – Deixe mochilas e bolsas na área externas

Assim que chegar em casa, não entre com mochilas e bolsas. Deixe esses itens na área externa da casa, dentro de uma caixa.

6 – Higienize os produtos trazidos do supermercado

Use uma solução de água sanitária dissolvida em água para higienizar os produtos trazidos do supermercado. A medida ideal para limpar as embalagens é 20 ml de água sanitária para cada 1 litro de água.
No caso dos alimentos, como frutas e legumes, deixe-os imensos por 10 minutos na solução de água sanitária.

7 – Não compartilhe objetos pessoais

Evite o compartilhamento de objetos pessoais, como pratos, talheres, garrafas, copos e toalhas.

9 – Faça uma faxina com água sanitária

Ao fazer a faxina em casa contra o Covid-19, use água sanitária diluída em água comum para lavar as paredes, vidros e pisos.  A limpeza dos objetos, como o controle remoto da TV ou o mouse do computador, também deve ocorrer.
Tenha muito cuidado ao manipular a água sanitária, pois ela tem ação corrosiva na pele. JAMAIS passe esse produto no corpo.

10 – Reduza o número de pessoas que entram na casa

Em tempos de quarentena, o ideal é reduzir ao máximo o número de pessoas que entram no imóvel, inclusive os entregadores. Ao fazer um pedido por delivery, recolha a compra sempre do lado de fora.

11 – Abra as janelas

Para deixar os ambientes arejados, deixe as janelas abertas.

12 – Limpe o quintal

Para evitar que o vírus fique vivo na área externa da casa, adquira o hábito de limpar o espaço com água sanitária. A proporção é de 200ml de água sanitária em cada 5 litros de água comum. Não se esqueça que as crianças brincam nesse espaço, portanto, elas podem levar o Covid-19 para os ambientes internos.

E se tiver um morador com suspeita de coronavírus?

O morador com suspeita de coronavírus, ou positivo para Covid-19 deve ficar isolado em um cômodo para não contaminar as outras pessoas que vivem na casa.
Ele deve ter um rolo de papel higiênico ou uma caixa de lenços de papel por perto. Além disso, deve dispor de uma sacolinha plástica para descartar todo o lixo que produzir.
Se toda a família divide um único banheiro, a recomendação é que o morador infectado ou com sintomas tome banho por último. Ao terminar de usar o banheiro, ele deve limpar todas as superfícies com um produto multiuso, inclusive a maçaneta da porta, a pia e o box.

Nenhum comentário:

Postar um comentário