Uma dieta saudável é uma das melhoras formas de prevenir e tratar as doenças do coração. Consiste numa dieta em fibras, cereais integrais, verduras, legumes, frutas, leguminosa, tubérculos, hidratos de carbono mas não refinados e alimentos pobre em alimentos gordos.
Ácido folico (Vitamina B9)
Principais Fontes – Figado, rim, ovos, vegetais verdes, como alface, espinafres, cereais integrais, leguminosas, feijões, levedura e nozes.
Como Protegem – Ajuda a formar glóbulos vermelhos. Atua com as vitaminas B e B12, ajudando a baixar os níveis de homocisteína (é uma proteína tóxica existente no sangue que pode causar danos nas artérias).
Ácido gordos ómega-3
Principais Fontes – Salmão, atum, areque, cavala, sardinha, espadarte, nos frutos secos e nos óleos vegetais.
Como Protegem – Reduzem os níveis de colesterol mau (LDL), aumentam os níveis do bom colesterol (HDL), ajudam a evitar a formação de coágulos protegendo o coração e serve como anti-inflamatório.
Ácido gordos ómega-6
Principais Fontes – Peixes gordos, aves, leite, cereais, nos legumes, sementes de abóbora, semente de girassol, nozes, amêndoas, soja, óleo de linhaça, óleo de milho, óleo de girassol e óleo de amêndoa.
Como Protegem – Ajudam a proteger da aterosclerose.
Betacaroteno (precursor da vitamina A)
Principais Fontes – Alho, agrião, batata-doce, cenoura, centeio, couve, damasco, espargos, espinafre, gengibre, maçã, papaia, pimentão e salsa.
Como Protegem – O betacaroteno é um antioxidante que ajuda a diminuir os efeitos nocivos dos radicais livres. Mas não é recomendado tomar suplementos de betacaroteno, especialmente as pessoas que fumam.
Flavonóides
Principais Fontes – Legumes, nas frutas tais como: maçãs, uvas e laranjas ( principalmente na casca); também existem em bebidas como o chás e nos vinhos.
Como Protegem – Atuam como antioxidantes, protegendo as artérias de efeitos nocivos dos radicais livres.
Vitamina B6
Principais Fontes – Carnes, peixes, feijão, frutos secos, gema de ovo, cereais integras, legumes, abacate e banana.
Como Protegem – Atua com a vitamina B12 e o ácido fólico, ajudando a baixar os níveis de homocisteína (é uma proteína tóxica existente no sangue que pode causar danos nas artérias). Pode contribuir para a manutenção de uma função imunitária saudável e ajudam a regular o metabolismo.
Vitamina B12
Principais Fontes – Ovos, carne, peixe, aves, fígado, rim, leite, queijo, centeio, leguminosas, cereais integrais e levedura.
Como Protegem – Atua com a vitamina B6 e o ácido fólico, ajudando a baixar os níveis de homocisteína (é uma proteína tóxica existente no sangue que pode causar danos nas artérias). Contribui para manutenção da função mental, ajudam regular o metabolismo e sustentam a formação das células do sangue.
Vitamina C
Principais Fontes – Laranja, limão, acerola, kiwi, morango, goiaba, papaia, groselha-negra, feijão, pimentão, couve-de-Bruxelas, agrião, cebolas, alho, nabo, salsa, legumes de folhas verde, batatas e nozes.
Como Protegem – A vitamina C é um antioxidante que ajuda a bloquear a oxidação do colesterol mau (LDL). Protege também os leucócitos e as artérias, evitando que os primeiros se destruam e que se formem nas segundas. Neutralizam os radicais livres, que podem danificar as células, contribui ainda na manutenção da saúde dos ossos e da função imunitária.
Vitamina E
Principais Fontes – Atum, cavala, ovos, alfafa, brócolos, nabo, semente de girassol, óleo de fígado de bacalhau, óleo de girassol, azeite extra virgem, óleo e farinha de milho, nozes, avelãs, amêndoas, amendoins, pistácios, gérmen de trigo, trigo integral , margarina e Maçã.
Como Protegem – A vitamina E é um poderoso antioxidante. Também um anticoagulante. Alguns estudos mostraram que a vitamina E ajuda a reduzir os risco ataque cardíaco. Neutralizam os radicais livres que podem danificar as células e ainda podem contribuir para a função imunitária saudável e para a manutenção da saúde cardíaca.
Selénio
Principais Fontes – Atum, mexilhão, linguado, bacalhau, ostras, carneiro (borrego), frango, massa, farinha de trigo, pão, arroz, feijão, cogumelos, alho, cebola, brócolos, tomate, aveia, amêndoas, pinhões, nozes e pistácio.
Como Protegem – Um mineral antioxidante que ajuda a proteger as células de lesões oxidativas e a atrasar o envelhecimento de muitas células e tecidos.
Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas com caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.
Fonte de Pesquisa:
As frutas na Medicina Natural - A Balbach – D Boarim
101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida – David Grotto
Alimentação é a solução para um coração saudável - Patsy Westcott
Top 100 alimentos que curam – Paula Bartimeus
http://ritasousa.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário