sábado, 17 de janeiro de 2015

Saiba quais os alimentos que rejuvenescem.

Que uma boa alimentação tem reflexo sobre nosso organismo, isso todo mundo já sabe, afinal, não é de hoje que ouvimos que “somos aquilo que comemos”.

Portanto, cuidado com o que anda mandando para seu organismo, invista em uma alimentação mais saudável, pois cada nutriente exerce um papel super importante no funcionamento do organismo e, acredite, alguns, inclusive, ajudam a combater o envelhecimento, os – hoje super badalados – alimentos antioxidantes, que atuam protegendo nosso organismo da ação dos (nada bem-vindos) radicais livres.
E é o que vamos ver agora, quais alimentos que rejuvenescem ou fazem o papel de salvadores da pátria no combate ao envelhecimento.
alimentos que rejuvenescem


Primeiramente, é preciso saber que alimentos antioxidantes, mocinhos na história, são em geral asfrutas, legumes e verduras, por isso é preciso priorizar esses alimentos, para combater os tais radicais livres – que em grande quantidade danificam as células, causando o envelhecimento – são moléculas instáveis (que perderam um elétron) que para recuperar o elétron atacam as moléculas que estão ao seu redor, a fim de obter estabilidade, danificando-as, tal reação pode ter caráter indefinido, se não houver a intervenção dos antioxidantes.


Os radicais livres acabam se formando no nosso corpo, na maioria das vezes por causa de fatores como: radiação ultravioleta do sol, poluição ambiental, fumo, gases de escapamento de veículos, raios X , fumaça de cigarro, álcool, resíduos de pesticidas, substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, aflatoxinas, etc), stress e alto consumo de gorduras saturadas (frituras e embutidos). Claro, que havendo também fatores internos como envelhecimento, câncer, alguns tipos de anemia, infarto do miocárdio, arteriosclerose e doença de Parkinson.
alimentos que rejuvenescem


Pois bem, para combater a ação desses radicais livres, infelizmente, não bastam todos aqueles cuidados básicos, necessários à pele quando os sinais de envelhecimento começam a aparecer, como tratamentos estéticos e cosméticos dos mais variados tipos, é preciso muito mais que isso, adquirir hábitos diários saudáveis, fazendo com que a pele sofra menos com o envelhecimento e, claro, a alimentação é um dos cuidados essenciais, talvez o mais importante de todos. Por isso, vale apostar em alimentos para combater os radicais livres e ajudar a rejuvenescer a pele.


Veja abaixo quais são os alimentos que rejuvenescem

Cacau

Cacau é um dos alimentos que rejuvenescem


Essa fruta merece uma menção especial, contém a maior concentração de antioxidantes que qualquer outro alimento natural do planeta terra, estes incluem polifenóis antioxidantes, catequinas, e epicatequinas.


O cacau tem mais antioxidantes do que o vinho tinto, mirtilos, açaí, romã, e goji e combinados, portanto, além de muitos outros benefícios, é excelente para a pele, que curiosamente, está presente no chocolate, que costuma ser apresentado como um dos vilões das peles bem cuidadas.

O Cacau ajuda à irrigar o sangue, diminuindo bastante a chance de aparecerem rugas no rosto. Segundo pesquisadores da equipe do Dr. Chang Y. Lee (chairman of the Department of Food Science and Technology at Cornell University’s New York State Agricultural Experiment Station in Geneva, N.Y.) a amêndoa de cacau, entre todos os outros alimentos, é o líder em termos de compostos antioxidantes, com muitas vezes mais conteúdo que o vinho. Portanto, o cacau é o número 1 entre os alimentos que rejuvenescem.

Ricos em polifenóis

Os polifenóis são uma classe de compostos bioativos presente nos alimentos que rejuvenescem ou com propriedades antioxidante, anticâncer e anti-inflamatória, que além de proteger os vasos sanguíneos, promovendo uma melhor circulação do sangue, também são excelentes no combate aos radicais-livres. Os polifenóis estão presentes na uva e em seus derivados (suco de uva e vinho tinto).

Ricos em Ômega 3

Também proteger os vasos sanguíneos ajuda na saúde da pele, já que possui propriedades anti-inflamatórias, que protegem a pele de danos mais graves. O Ômega 3 está presente em alguns peixes, como o Salmão, a sardinha e o atum e também pode ser encontrado em cereais, como chia e linhaça



Ricos em Licopeno

morango é um dos alimentos que rejuvenescem


O Licopeno é um poderoso antioxidante, também excelente na prevenção a alguns tipos de câncer, seu efeito antioxidante ajuda a ter uma pele mais jovem, já que combate os radicais-livres, que provocam perda de brilho, desidratação, manchas e rugas na pele. O Licopeno pode ser encontrado em vários alimentos de coloração vermelha, como tomate, morango, goiaba e melancia. Essas frutas podem ser classificadas com o alimentos que rejuvenescem.


Ricos em Vitaminas (protegem a pele preservando o colágeno)

alimentos que rejuvenescem
Vitamina C – Encontrada em frutas cítricas, vegetais folhosos crus e legumes. Os fumantes perdem esses nutrientes consideravelmente; caso não consigam parar de fumar, é necessário consumi-los em maior quantidade.
alimentos que rejuvenescem


Vitamina E – Encontrada nos óleos vegetais como milho, soja e girassol; no gérmen de trigo; aspargos, abacate, frutas vermelhas, vegetais de folhas verde-escuras, legumes, aveia, semente de linhaça, nozes, amendoim, avelã e castanhas em geral. Então fique ligado, a vitamina E está presente nos alimentos que rejuvenescem.


Ricos em Betacaroteno

Encontrado em frutas e vegetais amarelo-alaranjados, vegetais folhosos verde-escuros. Esses alimentos rejuvenescem.

Ricos em Flavonoides

alimentos que rejuvenescem


Berinjela, beterraba, morango, uva, ameixa, cereja e soja contêm são alimentos que rejuvenescem, são ricos em flavonoides.


Ricos em Selênio

Presente na castanha do Brasil, atum, gérmen de trigo, farelo de trigo, brócolis e couve.

Ricos em Zinco

Frutos do mar, peixes, carne vermelha, cereais integrais, leguminosas, milho e ostras são as principais fontes. Portanto, são alimentos que rejuvenescem.

Ricos em Magnésio

Presente no tofu, amêndoas e sementes de abóbora

Ricos em Cobre

Encontrado nas nozes, leguminosas, cereais integrais, frutas secas, aves, ostras e mariscos.

Cardápio rico em alimentos que rejuvenescem

Cardápio rico em alimentos que rejuvenescem
Café da Manhã
copo de suco de laranja

1 xícara de café com leite (preferência semidesnatado ou desnatado)

2 fatias de pão integral (quanto mais grãos melhor!)

1 fatia de queijo branco
½ mamão papaia com 1 colher (sobremesa) de farelo de aveia


Lanche da manhã
3 castanhas do Brasil ou frutas secas (damasco, figo etc.)

Almoço
Salada de folhas verde-escuras + tomate, regado com 1 colher (sobremesa) de azeite

3 colheres (sopa) de arroz integral

Filé de peixe grelhado (pode ser atum)

Seleta de legumes
Sobremesa: 1 fatia de melancia ou goiaba vermelha


Lanche
1 copo de leite (de preferência semidesnatado ou desnatado) batido com morangos (fruta vermelha) e 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada

1 fatia de pão integral

1 colher (sobremesa) de cream cheese


Jantar
Salada mista com folhas verde escuras com berinjela

Arroz integral

Frango grelhado

Brócolis refogado
Sobremesa: 1 cacho de uvas
Ceia

1 copo de suco de soja ou chá de erva-doce e camomila com 3 unidades de biscoitos integrais.
Fonte:http://www.sitedebelezaemoda.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário