sábado, 28 de dezembro de 2019

10 Benefícios da Semente de abóbora

As sementes de abóbora, popularmente conhecida como abóbora moranga (Cucurbita máxima), tem inúmeros benefícios para a saúde ajudando no funcionamento do cérebro e do coração, além disso é particularmente indicada para melhorar a saúde intestinal e diminuir a inflamação do corpo. 
Os principais benefícios para a saúde são: 
  1. Ajudar a relaxar e a aumentar o bem-estar: por ter magnésio e triptofano que são substâncias que atuam à nível cerebral, ajudando a combater o stress excessivo e estimula a memória;
  2. Ajudar a emagrecer: porque é rica em fibras, que ajudam a diminuir a captação de gordura;  
  3. Contribuir para formação de massa muscular: porque é uma boa fonte de proteínas; 
  4. Proteger as células do corpo: devido a presença de antioxidantes;
  5. Diminuir as inflamações: por ser uma boa fonte de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.
  6. Melhorar a saúde da próstata e a tireoide: por serem ricas em zinco;
  7. Combate os vermes intestinais: porque tem ação anti-helmíntica, podendo ser usado até mesmo em bebês e crianças;
  8. Combater a anemia: porque é uma boa fonte de ferro;
  9. Combater a cólica menstrual e a TPM: porque contém magnésio, que atua diminuindo a contração muscular e, consequentemente, a cólica menstrual;
  10. Melhorar o coração e o sistema cardiovascular: porque contém fito esteróis, e, além disso, têm propriedades anti-hipertensoras, que ajudam a diminuir a pressão alta.
10 Benefícios da Semente de abóbora

Como preparar as sementes de abóbora

Para preparar as sementes de abóbora para o consumo deve-se retirá-las de dentro da abóbora e depois deixar secar ao sol, tendo o cuidado de tampar com uma rede fina, para evitar as moscas, mas elas também podem ser preparadas no forno sem ultrapassar os 75º graus, para não queimar.

Como consumir as sementes de abóbora

Sementes secas - As sementes de abóbora devidamente secas podem ser usadas inteiras na salada ou na sopa, por exemplo, ou como forma de aperitivo, quando é polvilhado um pouquinho de sal e gengibre em pó, como é comum na Grécia. No entanto, não se deve adicionar muito sal, especialmente se sofrer de hipertensão. Consumir cerca de 10 a 15 gramas de sementes todos os dias por 1 semana é bom para eliminar os vermes intestinais.
Semente triturada - Pode-se adicionar aos cereais, iogurte ou suco de frutas. Para triturar basta bater as sementes secas num mixer, liquidificador ou processador de alimentos. 
Óleo de semente de abóbora - Pode ser encontrado em certos supermercados, ou encomendado pela internet. Deve ser usado para temperar a salada ou adicionar à sopa depois de pronta, porque este óleo perde seus nutrientes ao ser aquecido, e por isso deve sempre ser usado frio. Tomar 2 colheres do óleo de semente de abóbora por dia, durante 2 semanas, para eliminar os vermes intestinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário