Manter a piscina limpa exige cuidados diários e vai além da limpeza da água, é preciso higienizar também as paredes para que não ocorra a proliferação de algas no local. Confira guia completo para limpar piscina.
A água da piscina não deve ser trocada com frequência, além de custar caro, pode comprometer a estrutura física da casa, causando infiltrações e rachaduras. O ideal é realizar a limpeza física e química da piscina semanalmente, ou após vendavais e chuvas, assim é possível manter a mesma água por muito tempo.
A limpeza correta das piscinas também evita problemas com a estrutura, encanamento e revestimento das paredes. Alguns produtos danificam o vinil, azulejo ou fibra e deixam o chão da piscina muito escorregadio.
Aprenda como limpar piscina passo a passo
O Casa e Festa elaborou um guia completo para limpar piscina. Confira:
1 – Faça a limpeza externa da piscina
Antes de remover toda a sujeira existente na água, é preciso limpar a área ao redor da piscina. Isso evita que mesmo após realizar todo o procedimento de limpeza, alguns resíduos sejam encontrados na água.
2 – Limpe o pré-filtro
Para fazer limpeza do pré-filtro, feche todos os registros e mantenha todo o sistema de filtro desligado. Toda sujeira que cai na água é sugada pelo pré-filtro (coadeira) localizado na lateral das piscinas, com o tempo os resíduos se acumulam e é necessário realizar a limpeza manual do equipamento.
3 – Faça a limpeza física da água
A limpeza física da água é feita com a peneira, um objeto com cabo longo e com uma pequena rede na ponta. Ele é útil para remover folhas, pedaços de plástico, insetos, pequenos galhos e outros tipos de sujeiras que ficam na superfície da água.
4 – Escove as paredes da piscina
A escovação das paredes é essencial para prevenir o aparecimento de algas e fazer com que a água turva ou esverdeada. Porém é necessário verificar a textura das cerdas antes de escovar, opte sempre pelas mais macias, independente do tipo de revestimento da piscina.
5 – Decantação
A decantação só é necessária se a piscina estiver muito suja. Evite usar barrilhas ou sulfato de alumínio, esses produtos podem danificar a piscina e prejudicar o lazer da família. Prefira produtos líquidos e siga as instruções do fabricante para aplicar na água.
6 – Faça a aspiração
A aspiração da água remove todo o tipo de sujeira da água. É indicada para tratar de pequenos resíduos, como restos de algas removidas durante a escovação, grãos de areia, pequenas pedras, entre outros. O procedimento deve ser feito com apenas um registro de aspiração e um dispositivo de retorno abertos.
7 – Tratamento químico da água
O tratamento químico da água só deve ser feito quando não houver mais nenhum tipo de sujeira física aparente. O tratamento inclui regular o pH, a alcalinidade e a cloração, para isso, é necessário do estojo de análise, que com uma pequena quantidade de água aponta todas as características necessárias.
pH da água: Deve ser mantido entre 7,2 e 7,6. Se a água estiver ácida é necessário fazer uso de “pH+”, se estiver alcalina é necessário fazer uso do diminuidor de pH, os dois produtos são encontrados em lojas de produtos para piscinas.
Cloração: Deve ser feita com produto específico para água de piscina. O produto é extremamente importante para manter a água livre de bactérias. A quantidade a ser dissolvida na água depende do tamanho da piscina, portanto, não deixe de ler o rótulo para garantir a aplicação correta.
Além do cloro, outros produtos são importantes para o tratamento da água, como é o caso do algicida de manutenção, que previne o aparecimento de algas, e do algicida de choque, que acaba com as algas que já se instalaram na piscina. Geralmente quando a dosagem de cloro é correta e o tempo de filtração respeitado, a água não apresenta problemas de algas.
Outro produto fundamental é o clarificante, responsável por decantar as impurezas da água e melhorar o processo de filtragem. Após a filtração, um pouco de sujeira pode retornar à piscina e é nesse momento que o clarificante entra. Ele impede que a sujeira se aglutine e decanta no findo da piscina. Depois, basta aspirar as impurezas com o rodo.
Dicas e cuidados
- Mantenha os produtos de limpeza da piscina em local fresco e seco;
- Evite o contato dos produtos químicos com olhos, pele, nariz e roupas durante o manuseio;
- Se a piscina estiver com fundo escorregadio e com a água turva e esverdeada, é necessário tratar a água com algicida de choque. Esse problema geralmente surge com o excesso de chuvas.
- Água turva e leitosa é sinal de pH alto, portanto, o indicado é aplicar o Redutor de PH e filtrar por 12 horas.
- Nunca use escovas com cerdas de aço ou mesmo palha de aço na limpeza, pois isso pode causar dados irreversíveis ao revestimento da piscina.
- O cloro é corrosivo, por isso todo cuidado é pouco para não errar na dosagem. O exagero dessa substância pode causar dados aos equipamentos e principalmente a piscina de vinil. A saúde dos usuários também pode ser prejudicada pelo excesso de cloro na água.
- Para proteger a água da piscina de resíduos, a dica é cobri-la com uma lona.
- Limpe a piscina periodicamente. A recomendação é limpar o filtro uma vez por semana e realizar a filtragem todas as vezes que a piscina for usada. Já a limpeza da superfície deve ocorrer todos os dias, a fim de remover insetos, folhas e outras impurezas.
Assista ao vídeo abaixo e veja mais algumas dicas para cuidar da água da piscina:
Apensar de não ser difícil, o processo de limpeza da piscina requer paciência, tempo e dedicação. Aproveite as dicas do guia completo para limpar piscina para manter a água sempre cristalina e livre de sujeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário